SÃO CARLOS CONFIRMA INSTALAÇÃO DA ORYGEN NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES
SÃO CARLOS CONFIRMA INSTALAÇÃO DA ORYGEN NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES PDF Imprimir E-mail
Foi assinado na tarde de ontem (29), pelo prefeito Paulo Altomani, junto a representantes da Prefeitura Municipal, investidores e o governador, na sala dos despachos no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o memorando de entendimento de implantação da empresa farmacêutica de biossimilares Orygen em São Carlos, que contará com um investimento de R$ 500 milhões em uma área de 200 mil metros quadrados as margens da rodovia SP-318. 
 
Uma vez construída, a planta produtiva da empresa planeja iniciar a operação com um total de 110 profissionais, sendo que mais de um terço de mestres e doutores e que, futuramente, vai gerar mais de 500 empregos diretos e indiretos.
 
Durante o encontro, o governador do estado parabenizou o prefeito Paulo Altomani pela conquista e falou da importância dos investimentos de empresas farmacêuticas no país. “É um grande investimento no ponto de vista social, econômico e científico não só para a cidade de São Carlos, mas para todo o estado e país. Hoje, em função das importações de medicamentos, temos um déficit de R$ 25 bilhões e com certeza a empresa fará diferença neste índice”, afirmou ele, garantindo mais 2,1 quilômetros a mais na duplicação da SP-318 até a área que se instalará a empresa. 
 
A produção de biossimilares é estratégica para o governo brasileiro, que atualmente importa os medicamentos para distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2012, o Ministério da Saúde vem discutindo acordos com diversas empresas brasileiras para a nacionalização desses produtos com apoio do BNDES. O apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, foi fundamental para a instalação da empresa. 
 
Segundo o diretor científico da Orygen, o bioquímico Andrew Simpson, a estimativa é que a planta comece a operar em 2017, com os primeiros medicamentos saindo da fábrica em 2018. A empresa pretende em parceria técnica com a Americana Pfeizer, produzir cinco anticorpos monoclonais, usados contra o câncer e doenças autoimunes. “A parceira com a Pfeizer já está fechada e no momento está com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e acreditamos nessa aprovação”, afirmou Simpson.
 
Para que a empresa viesse à cidade, foi fundamental a colaboração e agilidade dos vereadores da Câmara Municipal, que autorizaram em projeto de Lei, a alteração do Plano Diretor, para que a fazenda Macaúba, do empresário Faissal Assad Raad, se tornasse área industrial; um trabalho da Secretaria Municipal de Habitação. Depois de presentear o Governador com um livro, o prefeito agradeceu mais uma conquista para a cidade.
 
“É um grande avanço e só tenho que agradecer o governador, o Investe São Paulo, a Câmara Municipal através do presidente Marquinho Amaral, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos, o Comdusc, e todos que conspiram a favor. A Orygen somada à duplicação da SP 318 e a internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes, vem de encontro com os investimentos de uma região de grande desenvolvimento. Mais que investimentos, a empresa representa um grande passo para a cura do câncer e oferta desses medicamentos pelo SUS”, concluiu o prefeito Paulo Altomani.
 
(30/09/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos