PARQUE ECOLÓGICO LANÇA CAMPANHA DE RECICLAGEM
PARQUE ECOLÓGICO LANÇA CAMPANHA DE RECICLAGEM PDF Imprimir E-mail

altNa manhã desta terça-feira (9), o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, lançou a campanha de reciclagem “Vida Nova para a Esponja Velha, Recicle esta Ideia”, no CEMEI Octávio de Moura.

 

A iniciativa trata-se de uma Brigada de Esponjas Scotch-Brite da empresa internacional Terracycle, que transforma resíduos difíceis em outros objetos, através da reciclagem. Também nesta terça-feira (9), o Parque Ecológico comemorou seus 38 anos de existência e o início dessa campanha faz parte da programação especial de aniversário da instituição.

 

O objetivo da campanha é incentivar a reciclagem das esponjas dupla face de uso doméstico para a redução de resíduos em aterros sanitários e incineradores; e diminuição da emissão de gases poluentes como o CO2 (gás carbônico). A campanha faz parte do Programa Nacional de Reciclageme conta com o apoio da Secretaria de Educação, empresas Scotch-Brite, São Carlos S.A. Ind. de Papel e Embalagens e Gráfica e Editora Guillen e Andrioli.

 

De acordo com o educador ambiental do Parque Ecológico de São Carlos, Pérsio Ronaldo dos Santos, as caixas coletoras estarão em todas as escolas municipais e na Secretaria de Educação. “Toda a comunidade pode contribuir descartando esponjas de limpeza de uso doméstico, de todos os tamanhos, marcas, cores e formatos”, disse ele.

 

Pérsio explicou que quando as caixas estiverem cheias, os funcionários do Parque Ecológico irão recolhê-las e enviá-las para a Terracycle, que irá fazer o procedimento correto para reutilizar as buchas usadas em produtos eco-amigáveis, como bancos, latões de lixo, entre outros. “Abucha demora muito tempo para se decompor e, se incinerada, emite gases prejudiciais na atmosfera, como o gás carbônico. Nosso papel é evitar que isso ocorra, desviar esse problema, para que essas buchinhas possam ter um fim mais adequado”, explicou Pérsio.

 

A diretora do CEMEI Luciana de Menezes Vicente Pereira, considera a iniciativa importante, pois tudo que as crianças aprendem na escola, levam para casa. “Já faz algum tempo que o CEMEI trabalha a questão ambiental com os alunos, inclusive são eles que lembram as merendeiras e os pais sobre o descarte correto do óleo, por exemplo, para ajudar na preservação da natureza. Na escola, nós gastamos quatro buchinhas por mês e a partir de agora iremos depositá-las na caixa coletora”, contou ela.

 

 

(09/09/2014)

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos