VIGEP ENCERRA CICLO DE TREINAMENTO COM DESTAQUE NO ALERTA PARA A SÍFILIS
VIGEP ENCERRA CICLO DE TREINAMENTO COM DESTAQUE NO ALERTA PARA A SÍFILIS PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Vigep), realizou nesta semana, a todas as enfermeiras técnicas responsáveis pelas Unidades de Saúde (USF´s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, as últimas reuniões do ciclo de treinamento que discutiu diversos assuntos de prevenção à saúde, como imunização, teste do pezinho, acidente ocupacional entre outros.
 
Com reuniões realizadas na Vigep, os treinamentos iniciados no final do mês de julho, teve maior enfoque ao fluxograma laboratorial de diagnósticos da Sífilis e utilização de testes rápidos para triagem com enfoque para as gestantes.
 
Considerada problema mundial de saúde pública, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais 12 milhões de pessoas são infectadas pela sífilis todos os anos. Na gravidez, a doença pode ser transmitida para o feto em 70% a 100% dos casos, podendo ocorrer aborto, natimorto ou morte perinatal em aproximadamente 40% das crianças infectadas, por isso a preocupação do diagnóstico e tratamento oportuno da gestante no pré-natal.
 
O teste rápido para detecção da doença é oferecido em todas as unidades de saúde, sendo realizada por profissionais capacitados que executam o procedimento, leitura, interpretação dos resultados e emissão dos laudos. Os profissionais da saúde também são responsáveis por orientar as gestantes quantos aos cuidados do sexo seguro, como o uso de preservativos.
 
“Demos um enfoque especial para o diagnóstico e tratamento precoce da Sífilis, pois a política da prevenção da mortalidade materno-infantil do pacto do Ministério da Saúde inclui metas de redução na transmissão vertical da doença. Para tanto, o Ministério vem conduzindo no processo de implantação da Rede Cegonha em que, no seu componente pré-natal, visa garantir a oferta de Teste Rápido da Sífilis durante o acolhimento ou na primeira consulta da Gestante na Unidade Básica de Saúde”, concluiu a chefe de divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.
 
(20/08/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos