REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA É LEMBRADA EM SOLENIDADE
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA É LEMBRADA EM SOLENIDADE PDF Imprimir E-mail

No feriado desta quarta-feira (9), a Praça dos Voluntários da Pátria foi palco de uma homenagem aos combatentes e colaboradores da Revolução Constitucionalista de 1932. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, da Polícia Militar, do Tiro de Guerra, Escoteiros, Maçonaria e da Guarda Municipal.
 
A cidade de São Carlos participou ativamente da revolução em que muitos cidadãos foram voluntários. Três ex-combatentes, por exemplo, estiveram presentes na homenagem desta manhã, comandada pela Polícia Militar como o Sr. Normando Orlando, Sr.Pedro Maffei e o Sr. Francisco Rossi Filho.
 
Durante a solenidade, os presentes hastearam as bandeiras da cidade, do estado e da nação, ao som de um clarinete.
 
 Após a leitura de um boletim alusivo à data, o prefeito Paulo Altomani saudou os ex-combatentes e os militares, lembrando uma experiência familiar durante o período da revolução. “Foram momentos difíceis, ouvia minha mãe dizer o que meus avós faziam para defender a família dos ataques durante a revolução. Quero cumprimentar a coragem dos ex-combatentes aqui presentes, e que o dia 9 de julho seja o reforço do nosso amor à nossa cidade, ao nosso estado e a essa pátria querida”, disse o prefeito.
 
 A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro, que teve como objetivo, a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos, dentre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.
 
Também estiveram presentes na solenidade, o vereador Lucão Fernandes (Representando o presidente da Câmara Municipal de São Carlos), os secretários Júlio Soldado (Governo), Wiviane Tiberti (Cidadania e Assistência Social), Helena Antunes (Administração e Gestão de Pessoal), Márcio Marino (Obras Públicas / Transporte e Trânsito), o subcomandante da Guarda Municipal, Mendes Júnior, o coordenador operacional do 38º Batalhão da Polícia Militar, Major Adalberto José Ferreira, o comandante da 1.ª Cia da Polícia Militar, Capitão Jefferson Lopes Jorge, o sub-comandante do 38º batalhão da PM, Major Alexandre Wellington, o comandante do 38º batalhão da PM, Tenente Coronel Jean Charles Zanato e o instrutor do Tiro de Guerra, Sargento Márcio Rogério da Silva Donegá.

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos