PRÓ-MEMÓRIA REALIZA LANÇAMENTO DE MONOGRAFIA
PRÓ-MEMÓRIA REALIZA LANÇAMENTO DE MONOGRAFIA PDF Imprimir E-mail

altAconteceu nesta terça-feira (24), às 15h, no auditório “Octávio Damiano”, na Estação Cultura, o lançamento da monografia “Residenciais fechados e a história recente da cidade de São Carlos”, vencedora no “7º Concurso Anual de Monografias”, realizado em outubro de 2013 e de autoria de Cinthia Aparecida Tragante.

 

Estiveram presentes no lançamento o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luiz Carlos Triques; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani; o coordenador de Artes e Cultura, Roberto Mori; o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, familiares e amigos da vencedora do concurso.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Pró-Memória realizou, o concurso tem a pretensão de ampliação de acesso à informação da cidade de São Carlos, e o lançamento da monografia é a última etapa do concurso. “O próximo concurso deve ser aberto nos próximos meses, pois já estamos na fase de nomeação das comissões. Normalmente a comissão organizadora é formada por três membros, e ela é responsável por indicar a comissão julgadora. Os temas sempre tem relação com a história da cidade e será decidido e discutido pela comissão organizadora e também pela Fundação”, disse Leila Massarão, historiadora e chefe de divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória de São Carlos e membro da comissão organizadora do 7º concurso.

 

Segundo Cinthia Aparecida Tragante, autora da monografia vencedora, arquiteta formada pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da USP, e mestranda na mesma área, é muito importante ver seu trabalho divulgado. “O trabalho surgiu como uma iniciação científica, há seis anos, e ficou apenas disponível para a comunidade acadêmica. Com este concurso e o apoio da Prefeitura e da Fundação Pró-Memória, meu trabalho passa a estar disponível para a comunidade em geral. Meu projeto fala sobre os condomínios fechados em São Carlos e a expansão nos últimos tempos. Acho que é sempre importante participar de concursos como esse, e dependendo do próximo tema, talvez eu participe novamente”, declarou.

 

De acordo com a historiadora, Leila Massarão, os exemplares da monografia vencedora do 7º concurso foram distribuídos em instituições culturais, escolas, bibliotecas e universidades. “Aqui no Pró-Memória alguns exemplares ficam na biblioteca de apoio e também para a aquisição dos interessados. Para as próximas edições do concurso, esperamos que os projetos sejam de alta qualidade como os que recebemos no 7º concurso. Ressaltando que não esperamos apenas que trabalhos acadêmicos sejam inscritos, mas que pessoas comuns inscrevam seus projetos, pois geralmente são interessantes para a cidade e vale a pena ser visto”, finalizou.

 

 

(24/06/2014)

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos