POPULAÇÃO TEM QUE FICAR ATENTA AOS SINTOMAS DA TUBERCULOSE PDF Imprimir E-mail

altCom a chegada do frio aumenta o índice das doenças respiratórias, entre elas a tuberculose. Pensando na prevenção e melhor saúde da população de São Carlos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, alerta as pessoas com problemas respiratórios (tosse e secreção por mais de três semanas) a realizar o exame para a identificação da doença.

 

No início deste ano, profissionais de saúde passaram por capacitação em conjunto com o departamento de Medicina da UFSCar, para maior identificação de casos com o tema “O controle da Tuberculose – Desafio de Todos”. Na ocasião foram abordados indicadores epidemiológicos e traçado um plano de ação com metas para este ano.

 

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa de Tuberculose, Isabella Gerin de Oliveira, várias campanhas e ações contra a doença estão sendo realizadas durante o ano, já que no inverno existe uma preocupação maior com a doença, relacionada a outras complicações respiratórias comuns para a época do ano.

 

“Estamos alertando e convidando os pessoas que estão com problemas respiratórios por mais três semanas com tosse e secreção, a procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame da tuberculose. A doença, quanto antes identificada, maior a probabilidade de cura.”, afirmou Isabella.

 

Em São Carlos, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose funciona no Centro Municipal de Especialidades Médica (CEME). Até maio de deste ano 25 casos da doença foram identificados. 

 

A DOENÇA

 

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, ainda responsável por várias mortes no mundo. Ela é causada pelo “Mycobacterium Tuberculosis” e tem como principais sintomas a tosse, com ou sem secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.

 

(05/06/2014)

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos