MEIO AMBIENTE LANÇA PROJETO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “PROF. BENJAMIM MATTIAZZI” PDF Imprimir E-mail

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA), lança na próxima quinta-feira (5), o projeto do Núcleo de Educação Ambiental “Prof.  Benjamim  Mattiazzi”, durante evento no Bosque Santa Marta. Na ocasião a prefeitura irá prestar uma homenagem ao professor Benjamin Mattiazzi, em agradecimento pelo trabalho realizado na implantação e consolidação do parque.

 

Localizado à avenida Nicola Di Lorenzo, no Parque Santa Marta em São Carlos,  a criação do Núcleo de Educação Ambiental “Prof.  Benjamim  Mattiazzi” é uma iniciativa da prefeitura e da Associação dos Moradores do Parque Santa Marta, com o objetivo de dar suporte às visitas científicas; implantar um acervo histórico de projetos e estudos ambientais realizados no bairro e manter um acervo de catalogação das espécies existentes nos bosques Santa Marta e Cambuí.

 

Segundo o Coordenador de Meio Ambiente, Paulo Taú, a criação do Núcleo faz parte do projeto de implantação de um Sistema de Parques Municipais e Estações Ecológicas em São Carlos, desenvolvido com base no último relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), de março de 2014, que mostra um quadro preocupante em relação à alterações climáticas, com grandes precipitações, secas, invernos rigorosos e verões muito quentes. “Precisamos colocar mais áreas verdes em São Carlos, com a criação de Parques Municipais, Estações Ecológicas e Parques Lineares”, comentou. A obra da Estação terá cerca de 243 metros quadrados, sendo 101,25 metros quadrados reservados à área verde.

 

O Bosque Santa Marta é uma área pública de livre acesso de aproximadamente 27 mil m² e é um importante fragmento de Mata Atlântica da região, sendo o único, atualmente, existente em área urbana.

 

Mesmo estando sujeito a forte pressão urbana, sua estrutura ecológica, se encontra bem preservada e sua cobertura florestal é composta de três estratos principais: estrato arbustivo ou sub-bosque, composto por arbustos e árvores jovens com altura de até 4 metros; o estrato médio, composto por árvores que variam de 8 a 12 metros e o estrato superior, composto por essências arbóreas que ultrapassam o dossel, atingindo alturas entre 15 e 20 metros.

 

O Bosque Cambuí é uma extensa área pública municipal, também, dentro do bairro Parque Santa Marta, tendo aproximadamente 40 mil m² e origem na mata ciliar dos mananciais urbanos da microbacia do córrego Santa Maria do Leme e do seu afluente Cambuí.

 

Segundo Mattiazzi, esse bosque existe devido à pressão popular e atuação das associações de bairro da região que em 2007 obtiveram a garantia das áreas de preservação. “Atualmente, o resultado desse trabalho de recuperação florestal é visível. Temos árvores desenvolvidas, sequência de floradas e frutificações e a volta de animais em busca de alimentos e abrigo”.

 

(02/06/2014)

 

 

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos