ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS SILVESTRES DO PARQUE ECOLÓGICO É REFERÊNCIA NACIONAL PDF Imprimir E-mail

altA alimentação e nutrição dos animais silvestres mantidos no Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna" de São Carlos é considerada uma das melhores do Brasil, sendo referência para vários zoológicos e criadouros do país.

 

Segundo o administrador Fernando Magnani, isso acontece por que o Parque Ecológico é especialista em fauna Sul-Americana, o que possibilita um detalhamento nutricional específico para cada espécie e até por animal. “Todos os dias dezenas de quilos de frutas, carnes, legumes e verduras são picados, e junto com uma enorme variedade de rações e complementos, ajudam a elaborar todas as bandejas de alimentos que seguem para os animais”, explicou. Em alguns casos, como para os Pinguins, Micos Leões e Papagaios, a alimentação é servida várias vezes durante o dia, mantendo a cozinha do Parque sempre muito movimentada.

 

Também são oferecidos outros itens alimentares coletados diretamente da natureza, como flores para as iguanas, grilos para os saguis, azola (um tipo de planta aquática) para os cisnes e folhas de plantas diferentes para os ursos de óculos. No caso dos tamanduás, por exemplo, o Parque oferece um preparado duas vezes por dia com mais de 12 itens diferentes (como ração, carne, frutas e vários complementos), fornecendo todos os nutrientes que a espécie precisa. Além disso, semanalmente os tratadores colocam um cupinzeiro para que eles tenham contato com seu alimento natural. “O resultado é indiscutível, tamanduás fortes e filhotes saudáveis”, complementou o administrador.

 

De acordo com o zootecnista e ex-presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, Luis Antonio da Silva Pires, a alimentação dos animais do Parque Ecológico segue altos padrões de nutrição. “O trabalho realizado em São Carlos assemelha-se aos realizado em vários zoológicos do mundo”, afirma Pires, que também é diretor do Zoológico Municipal de Bauru/SP.

 

O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2,  é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 08h00 às 16h30 e aos domingos, das 08h00 às 17h30. Informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

 

(29/05/2014)

 

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos