PARQUE ECOLÓGICO REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES PDF Imprimir E-mail
O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna" de São Carlos, realiza nesta quinta-feira (22), em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), um plantio de mudas de árvores com crianças de escolas da cidade e região. Nesse dia as crianças participarão de visita monitorada.  
 
A ação contribui com o movimento “Zoo & Aquariums For 350”, iniciativa da Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA) e coordenado no Brasil pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), campanha que visa sensibilizar os visitantes dos zoológicos sobre a urgência da redução dos níveis de CO², como também orientar atitudes das próprias instituições.
 
Segundo o administrador do Parque Ecológico, o biólogo Fernando Magnani, em todo o planeta as pessoas e comunidades estão se unindo para participar de campanhas que exige ações imediatas contra as mudanças climáticas. “Todo o movimento tem uma mensagem clara: precisamos agir para obter e manter os níveis astronômicos de CO² (gás carbônico) em 350ppm (partes por milhões). Esse gás é o principal causador do efeito estufa que acelera as mudanças climáticas”, explicou. As mudas plantadas, enquanto crescem, ajudam a capturar carbono da atmosfera e a reduzir as ações do efeito estufa. 
 
Pesquisas e evidencias cientificas mostram de forma clara que as mudanças climáticas vêm se tornando as principais causas de extinção de espécies. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) relata que 70 a 80% das aves anfíbios e corais, que já estão ameaçadas, são muito sensíveis a essas mudanças.
 
O plantio ainda contribui com o “Programa Clima Sanca”, da Coordenadoria do Meio Ambiente de São Carlos, que oferece propostas para o município se adaptar à série de alterações climáticas de grande porte pelas quais o Planeta Terra está passando, com a redução no consumo de água, redução no consumo de energia, implantação de Parques Municipais e Estações Ecológicas, incentivo ao reflorestamento com espécies nativas, proteção das nascentes e rios e recuperação de rios urbanos e de micro bacias. 
 
Nesse sentido, o Parque Ecológico também recicla os resíduos sólidos deixados pelos visitantes, estimula a separação do lixo instalando coletores para diversos produtos, produz composto orgânico com restos da alimentação dos animais reduzindo a destinação de resíduos ao aterro sanitário, faz reuso de água e coleta água da chuva para abastecer tanques e aborda o tema Planeta Terra, durante conversas realizadas com alunos nas visitas monitoradas.
 
O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2,  é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 08h00 às 16h30 e aos domingos, das 08h00 às 17h30. Informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.
 
(20/05/2014)
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos