SÃO CARLOS SEDIARÁ A 2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail
No próximo sábado (12), São Carlos receberá a 2ª Conferência Regional de Economia Solidária.  O evento será realizado no auditório do Paço Municipal e contará com a presença do prefeito Paulo Altomani, do secretário Nacional de Apoio à Economia Solidária, professor Paulo Israel Singer e a participação de 11 cidades da região: Analândia, Araraquara, Brotas, Descalvado, Ibaté, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito e Rio Claro. 
 
Esta será uma etapa de preparação para a 3ª Conferência Nacional sobre o assunto, que será realizada em Brasília, no segundo semestre de 2014, e tem por objetivo a elaboração dos planos relativos às respectivas abrangências e estabelecer suas interações, bem como elaborar proposições para o Plano Nacional e também eleger delegados para as etapas estaduais e nacionais. “Com essas discussões iremos avançar ainda mais e instituir novas políticas públicas para estimular e incentivar a economia solidária. O intuito é aprimorar essa nova forma de se fazer economia”, ressaltou o diretor municipal do departamento de Economia Solidária, Mário Luiz Paulino.
 
TEMAS DA CONFERÊNCIA:
 
01 - Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis; 
Quais as prioridades para fomentar atividades de produção, comercialização e consumo sustentáveis no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para promover a produção, a comercialização e o consumo na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável? 
 
02 - Financiamento: crédito e finanças solidárias; 
Quais as prioridades para financiamento dos empreendimentos econômicos solidários e para promoção das iniciativas de finanças solidárias no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para o acesso ao financiamento dos empreendimentos econômicos solidários e para promover as iniciativas de finanças solidárias na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável? 
 
03 - Conhecimentos: educação, formação e assessoramento; 
Quais as prioridades e estratégias para acessar conhecimentos necessários ao fortalecimento das iniciativas econômicas solidárias e ao desenvolvimento e disseminação dos seus princípios, valores e práticas no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para acessar conhecimentos necessários ao fortalecimento das iniciativas econômicas solidárias e ao desenvolvimento e disseminação dos seus princípios, valores e práticas na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável?
 
04 - Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.
Quais as políticas públicas prioritárias para o fomento e o fortalecimento das iniciativas econômicas solidárias? 
Como construir um ambiente institucional favorável ao desenvolvimento e fortalecimento da economia solidária nos municípios e no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para criar ou fortalecer um ambiente institucional favorável ao seu desenvolvimento com a democratização do acesso e a melhoria das políticas públicas no território?  
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos