SÃO CARLOS SEDIA PRIMEIRA REUNIÃO ITINERANTE DO CONSELHO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SÃO CARLOS SEDIA PRIMEIRA REUNIÃO ITINERANTE DO CONSELHO ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PDF Imprimir E-mail

altAconteceu nesta quinta-feira (27), no Auditório Bento Prado Junior, no Paço Municipal, a primeira reunião itinerante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, o CEAPcD, no interior.

 

Dezenas de pessoas de todo o Estado compareceram à reunião, que contou com a presença do prefeito Paulo Altomani e dos secretários, Wiviane Tiberti (Cidadania e Assistência Social), Hilário Apolinário (Trabalho, Emprego e Renda), e os vereadores Aparecido Donizetti Penha, Lucão Fernandes e Walcinyr Bragatto.

 

O prefeito Paulo Altomani, demonstrou sua preocupação em relação ao respeito e a acessibilidade das pessoas com deficiência. “Junto com o vereador Penha e a secretaria Wiviane Tiberti, vamos implantar ainda esse ano, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e mostrar para a cidade que temos um olhar diferenciado e carinhoso para com essas pessoas. Sendo assim, é uma honra receber o conselho aqui hoje. São Carlos é pioneiro como sede de uma reunião itinerante do Conselho e isso reflete a seriedade com que trabalhamos essa questão em nosso município”, disse o prefeito.

 

Satisfeito com a recepção, o presidente do CEAPcD, Ronilson  da Silva falou da importância do encontro,  que sempre aconteceu em São Paulo. “A nossa maior intenção é trazer a sociedade para perto dessas discussões, que envolvem assuntos ainda polêmicos não só de acessibilidade, mas de saúde, educação e respeito social”, disse o presidente. Segundo ele, a iniciativa do prefeito Paulo Altomani em criar uma secretaria especial sobre o assunto é um grande avanço para o Conselho, que existe há 29 anos. “Isso prova que essa nova gestão é competente e se preocupa em ampliar o debate e as resoluções das leis implantadas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Não adianta uma cidade ter só rampas e banheiros acessíveis, pois existem pessoas com deficiência auditiva e visual, que também precisam usar os equipamentos públicos”, exclamou Ronilson.

 

“Nos sentimos muito honrados em sediar pela primeira vez, no interior, essa discussão. Além do aprendizado que tivemos aqui, pudemos ouvir, entender e compartilhar as dificuldades que essas pessoas passam e o que ela precisam em cada município, uma vez que as leis em defesa da Pessoa com Deficiência já existem há tempo, mas nem todas são respeitadas”, finalizou Wiviane Tiberti.

 

O vereador Aparecido Donizetti Penha, que desenvolve um forte trabalho no município em defesa das Pessoas com Deficiência, acompanhou a reunião e destacou a importância do trabalho do conselho. “O Conselho une as pessoas e mostra que todos são iguais perante a lei, com direitos e deveres. Reuniões assim são importantes e nossa cidade está orgulhosa por receber esse encontro, que normalmente acontece na capital. Junto com o prefeito Paulo Altomani, estamos desenvolvendo um grande trabalho em São Carlos e com o conhecimento adquirido hoje, vamos aprimorar ainda mais as nossas propostas”, afirmou o vereador. 

 

(27/03/2014)

 

 

 

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos