POPULAÇÃO ELEGE NOME PARA NASCENTE RECUPERADA NO PARQUE ECOLÓGICO |
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", de São Carlos, está desenvolvendo atividades educativas sobre a conservação da água e da natureza.
Instituido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, o Dia Mundial da Água ficou registrado como efeméride mundial. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a histórica Eco-92, o dia 22 de março tem um significado especial, pois as nações ao redor do mundo se debruçam em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda ao redor do globo terrestre.
Nesse sentido, durante o último fim de semana (22 e 23), a equipe do Parque ofereceu aos visitantes informações e também atividades lúdicas para as crianças, com temas voltados para a conservação e uso consciente de água.
Segundo o administrador do Parque Ecológico, o biólogo Fernando Magnani, a atividade mais importante realizada durante a programação foi a votação para a escolha de um nome para uma nascente recuperada, durante as obras de reforma do estacionamento do Parque Ecológico. “Essa nascente oferece água ao Córrego do Monjolinho, um importante rio da cidade, que passa na entrada do Parque Ecológico. A atividade foi importante porque contou com uma expressiva participação popular”, explicou.
O nome escolhido foi “Nascente dos Lambaris”, com 46,4% dos votos. Em segundo lugar ficou “Nascente da Lontra”, com 29,4% dos votos e em terceiro lugar “Nascente Piracema do Espraiado”, com 21,8% dos votos.
Todos tiveram a oportunidade de participar, desde os funcionários do Parque, que escolheram os nomes que seriam votados até o público que escolheu o vencedor.
A preocupação com o Meio Ambiente é uma das principais motivações da equipe do Parque, inclusive porque o local ajuda a preservar uma importante nascente que é o “Manancial do Espraiado”, um dos responsáveis pelo abastecimento da cidade.
O Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 08h00 às 16h30 e aos domingos, das 08h00 às 17h30. Informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.
(27/03/2014)
Compartilhe essa informação |