EM ABRIL, SÃO CARLOS REALIZA CONFERÊNCIA REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail
As Conferências Públicas são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas.
 
A 2ª Conferência Regional de Economia Solidária é uma etapa de preparação para a 3ª Conferência Nacional sobre o assunto, que será realizada em Brasília, no segundo semestre de 2014, e tem por objetivo a elaboração dos planos relativos às respectivas abrangências e estabelecer suas interações, bem como, elaborar proposições para o Plano Nacional e também eleger delegados para as etapas estaduais e nacionais.
 
Na elaboração de planos regionais deve-se, para além da realidade e da polí-tica nacional que afetam as iniciativas locais de economia solidária, considerar as especificidades da realidade local e o contexto que envolve a economia solidária; os diferentes e contraditórios processos de políticas públicas de economia solidária; e a diversidade de sujeitos envolvidos na economia solidária e de correlação de forças para o seu fortalecimento.
 
A 2ª Conferência Regional de Economia Solidária acontecerá em São Carlos, no dia 12 de abril de 2014, tendo a participação de 12 cidades: Analândia, Araraquara, Brotas, Descalvado, Ibaté, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rio Claro e São Carlos, que discutirão os seguintes temas:
 
01 - Produção, Comercialização e Consumo Sustentáveis; 
Quais as prioridades para fomentar atividades de produção, comercialização e consumo sustentáveis no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para promover a produção, a comercialização e o consumo na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável? 
 
02 - Financiamento: crédito e finanças solidárias; 
Quais as prioridades para financiamento dos empreendimentos econômicos solidários e para promoção das iniciativas de finanças solidárias no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para o acesso ao financiamento dos empreendimentos econômicos solidários e para promover as iniciativas de finanças solidárias na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável? 
 
03 - Conhecimentos: educação, formação e assessoramento; 
Quais as prioridades e estratégias para acessar conhecimentos necessários ao fortalecimento das iniciativas econômicas solidárias e ao desenvolvimento e disseminação dos seus princípios, valores e práticas no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para acessar conhecimentos necessários ao fortalecimento das iniciativas econômicas solidárias e ao desenvolvimento e disseminação dos seus princípios, valores e práticas na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável?
 
04 - Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.
Quais as políticas públicas prioritárias para o fomento e o fortalecimento das iniciativas econômicas solidárias? 
Como construir um ambiente institucional favorável ao desenvolvimento e fortalecimento da economia solidária nos municípios e no território? 
Como potencializar as forças próprias da economia solidária e as oportunidades existentes para criar ou fortalecer um ambiente institucional favorável ao seu desenvolvimento com a democratização do acesso e a melhoria das políticas públicas no território?  


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos