PREFEITURA REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE TUBERCULOSE |
Em comemoração ao Dia de Combate a Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle da Doença, em parceria com o Hospital Escola, realizou nesta quinta-feira (20), no auditório “Bento Prado Jr.”, no Paço Municipal, um curso de capacitação sobre o tema “O controle da Tuberculose – Desafio de Todos”. A atividade foi voltada para todos os profissionais da área de saúde.
O curso foi ministrado pela enfermeira coordenadora do Programa de Tuberculose, Isabella Gerin de Oliveira, e pelo médico e docente do Departamento de Medicina da UFSCar, doutor Fábio Fernandes Neves. Também participaram, representantes da Secretaria de Saúde, da UFSCar e do Hospital Escola.
Os temas abordados foram “Indicadores Epidemiológicos, plano de ação e metas para 2014”, como também, “Diretrizes para diagnóstico e tratamento da tuberculose” e cuidados de como não se infectar.
O doutor Fábio Neves, afirmou, durante sua apresentação, que todo paciente que tiver os sintomas da doença com mais de 2 ou 3 semanas de evolução, deve ser considerado caso suspeito de tuberculose pulmonar, necessitando de exames e tratamento. Ele ainda afirmou que o tratamento supervisionado aumenta a probabilidade de cura da doença.
Já a enfermeira Isabella Gerin, destacou que a tuberculose tem uma incidência de infecção latente muito grande em todo o Brasil e, em São Carlos, no Centro Municipal de Especialidades (CEME),há uma média de 40 pacientes em tratamento a cada mês, um coeficiente próximo ao dos outros municípios da região. “Se o paciente estiver tossindo há algumas semanas, é necessário realizar todos os exames, evitar o contato com outras pessoas na escola, no trabalho e em outros locais onde circulam uma quantidade grande de pessoas”, explicou ela.
Isabella ainda ressaltou que o curso teve como principal objetivo conscientizar os profissionais da saúde, em relação à incidência recente. “Gostaria que os profissionais se lembrassem dessa doença, pois muitos pacientes com tosse são tratados como se estivessem com pneumonia. É preciso fazer o exame para descartar a possibilidade de ser tuberculose”, finaliza a enfermeira.
Tuberculose– A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que ainda é responsável por várias mortes no mundo. É causada pelo “Mycobacterium Tuberculosis”, também conhecido como bacilo-de-Koch, e tem como principais sintomas a tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares.
(20/03/2014)
Compartilhe essa informação |