SECRETÁRIO ANDREUCCI FALA SOBRE AVANÇOS DA EDUCAÇÃO DURANTE ENTREVISTA NA UNIVERSITÁRIA |
Nesta quarta-feira (5), o secretário municipal de Educação, Carlos Alberto Andreucci, participou de entrevista na rádio Universitária FM para falar sobre o início do ano letivo de 2014 e os projetos e objetivos da prefeitura em relação ao ensino.
Andreucci falou sobre a entrega dos kits escolares terça-feira (4), para os alunos da EMEB Dalila Galli e do CEMEI Ida Vinciguerra. “Materiais de primeira linha, para que os alunos tenham condições para um ensino de qualidade”, afirmou o secretário.
Andreucci explicou que em 2013 as escolas sentiram falta de professores e lembrou que o prefeito Paulo Altomani buscou solução para o problema. “Nós buscamos mudanças para 2014, inclusive com melhora nos recursos tecnológicos. Mas para isso precisamos de capacitação dos professores. Então, estamos buscando avançar na tecnologia através de um projeto piloto envolvendo escolas de ensino fundamental e escolas de educação infantil. Acompanharemos os resultados para ajustar o projeto e gradativamente inserir nas demais escolas.”.
O secretário explicou ainda que atenção principal da administração Altomani está voltada para a primeira infância. “Temos hoje cerca de oito mil crianças matriculadas na primeira infância. Quando elas passam por um período grande de desenvolvimento, nesse primeiro ano de vida, a parte do organismo que mais desenvolve é o raciocínio. A criança precisa de um contato com o ambiente externo para desenvolver de maneira adequada os neurônios, por isso as educadoras das creches vão passar por uma capacitação, adquirindo condições para aprimorar o desenvolvimento dessas crianças, para que elas cheguem ao ensino fundamental devidamente capacitadas.”, afirmou Andreucci.
Andreucci afirmou que São Carlos tem um potencial grande e que os professores podem, e devem, contribuir com idéias, sugestões, críticas e, principalmente, com propostas, dentro de um contexto maior, que são os alunos. “A escola é importante, o diretor é importante e os funcionários também são. Os professores são fundamentais, mas os alunos representam o nosso objetivo final, significam o futuro da nossa cidade. Então, precisamos seguir unidos na questão da alfabetização e do ensinamento. Remando em direções contrárias não alcançaremos o objetivo almejado”, explicou Andreucci.
O secretário finalizou a entrevista dizendo que espera um 2014 com muitas realizações e vitórias para a educação em São Carlos. A aprovação da Lei do Piso, a contratação dos temporários e a disposição da administração em implantar um sistema modelo no município, reforçam a luta pela volta ao caminho da formação de novos doutores, justificando a história e confirmando a tradição da Capital da Tecnologia.
(05/02/2014)
Compartilhe essa informação |