GUARDA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS MOSTRA FORÇA E PROJETA 2014 AINDA MAIS EFICIENTE |
Com o objetivo de proteger bens, instalações, serviços públicos municipais e todas as escolas, além de zelar pela integridade física e moral da população, a Guarda Municipal de São Carlos, aos poucos, vai mostrando força também nos trabalhos de prevenção e combate à violência. Atenta às câmeras e ao monitoramento do município, a GM atendeu, em 2013, 793 ocorrências. Foram acidentes com e sem vítimas, furtos, roubos, posse ou uso de entorpecente, apoio a outros órgãos públicos transporte e mal súbito.
Também em 2013, entre atendimentos de ocorrências, patrulhamento e vistorias em próprios municipais, as viaturas da Guarda Municipal percorreram 361.281 km, ou seja, uma média mensal de, aproximadamente, 30.000 km por mês.
A Guarda foi criada pela lei Municipal nº 12.895 de 31/10/2001 e instituída nos termos do § 8º do artigo 144 da Constituição Federal, do artigo 147 da Constituição do Estado de São Paulo, e do inciso XIII do artigo 9º da Lei Orgânica do Município. Sua implantação faz parte do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública.
De acordo com o comandante Jorge Negretto, a Guarda Municipal de São Carlos atua na proteção do patrimônio público municipal, com enfoque na segurança preventiva das escolas públicas do município e na segurança comunitária. “Desenvolvemos nossas atividades cobrindo postos de trabalho localizados nas edificações e espaços públicos que estão sob a responsabilidade do município. Mas, a Guarda Municipal, conforme determinação do prefeito Altomani, também atua na prevenção. Em várias situações de roubo, furto e tumultos, os nossos guardas marcaram presença, sempre pensando no bem estar da comunidade”, afirma Negretto.
EFETIVO – Hoje a Guarda Municipal de São Carlos é composta por 68 mulheres e 104 homens, totalizando 172 guardas treinados, uniformizados e equipados. Com o Centro de Controle Operacional (CCO), é possível ter acompanhamento e apoio das atividades operacionais. O local possui uma central de videomonitoramento, com 24 câmeras espalhadas pela cidade, monitoramento por alarme em 170 estabelecimentos municipais e equipamentos de radiocomunicação. São 27 viaturas (11 veículos e 16 motocicletas) para o patrulhamento da cidade.
PLANEJAMENTO PARA 2014 – Uma das metas para este ano é dar continuidade ao processo de convênio entre a prefeitura e a Polícia Federal, no sentido de armar a GM. “Trata-se de um processo lento, à longo prazo, mas necessário. Já estamos conversando com a Polícia Federal, temos o aval do prefeito e vamos procurar finalizar tudo o mais rápido possível, incluindo as devidas avaliações psicológicas, cursos de treinamento de armamento e tiro e cursos de armeiro. Queremos viabilizar cursos de atualização profissional para todo o efetivo da Guarda Municipal, adquirir novas viaturas, atualizar a rede de radiocomunicação e adquirir spray de pimenta para todos os Guardas Municipais. Nossa intenção é formar uma GM modelo, capaz de dar todo o suporte para a Policia Militar. Queremos ser ainda mais eficientes em 2014”, concluiu Negretto.
(24/01/2014)
Compartilhe essa informação |