PREFEITURA FIRMA APOIO À COOPERATIVA DE COLETA SELETIVA |
O secretário de Governo, Julio Soldado, juntamente com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, o diretor Mario Luiz Paulino e o chefe da divisão de resíduos sólidos da coordenadoria de Meio Ambiente, Jarbas Alves, se reuniu nesta quarta-feira (22), com a presidente da Coopervida, Natalia Vicente, e o vereador Ronaldo Lopes, para solucionar os problemas referentes à coleta seletiva.
A Coordenadoria de Meio Ambiente recebeu reclamações de que os serviços não estavam sendo executados de maneira eficiente e decidiu retirar parte dos caminhões que prestavam serviços à Cooperativa. Os caminhões não estavam sendo utilizados e a informação foi de que grande parte dos cooperados se desligaram da Coopervida.
Depois de muita conversa, Soldado relatou que o objetivo da reunião foi firmar uma parceria e dialogar para que a cooperativa se reestruture e, assim, possa prestar um serviço de qualidade para a população. “O prefeito Paulo Altomani solicitou que nos colocássemos à disposição para ajudar, sempre no que for possível, nas necessidades da cooperativa. Vamos voltar com os caminhões para que os cooperados possam prestar o serviço e readequar a questão da coleta. A Coordenadoria do Meio Ambiente vem, nos últimos meses, fiscalizando os serviços, onde sentimos uma queda na participação por parte dos cooperados. Agora, o intuito é que seja feita essa reestruturação”, contou.
Soldado também relatou que a Secretaria Municipal de Desenvlvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia/Coordenadoria do Meio Ambiente vai tomar conta dessa situação. “Vamos fazer um esforço para que os caminhões retirados possam voltar e os cooperados possam reestabelecer a coleta. Agora, andaremos lado a lado, fiscalizando e ajudando-os para que a coleta possa ser realizada na cidade inteira, atendendo todas as necessidades da população”, disse Soldado.
A presidente da Coopervida diz que espera, com essa reunião, estreitar a relação entre a cooperativa e a Prefeitura, construindo uma coleta seletiva melhor para a cidade. “Espero que tudo que foi dito seja cumprido”, afirmou Natalia.
Ronaldo Lopes também espera melhoras. “Nós entramos com esse espírito de encontrar soluções, dialogamos sobre a solução imediata e parcial, mas também queremos resolver o problema de uma forma definitiva, para fortalecer a coleta, a cooperativa e termos uma coleta eficiente, porque foi isso que entendi. Essa também é a vontade do atual governo, no entanto, essa relação pode ser melhorada, e vai ser melhorada”, destacou o vereador.
O secretário Hilário Apolinário explicou que a sua Secretaria dá o suporte de capacitação e qualificação das pessoas que compõem a cooperativa. “É uma estratégia muito boa da secretaria tendo em vista que o pessoal necessita de capacitação para poder dar sequência à cooperativa. Nós estamos à disposição e acredito que, através dessa reunião, essa questão entre a Prefeitura e a Coopervida vai ser solucionada, conforme determinação do prefeito Paulo Altomani”, disse.
(22/01/2014)
Compartilhe essa informação |