NOVA EDIÇÃO DO TIME DO EMPREGO COMEÇA COM CASA CHEIA |
Com cerca de 80 inscritos, o Time do Emprego, programa desenvolvido pelo Governo do Estado, em conjunto com a secretária municipal de Trabalho Emprego e Renda (SMTER), teve início nesta semana em São Carlos.
Com o objetivo de orientar o trabalhador na busca por um emprego, o programa oferece oportunidades compatíveis com o interesse, habilidades e qualificações profissionais. Realizado em 12 encontros, sendo dois por semana, com três horas de duração cada, os facilitadores (como são chamados os orientadores de cada turma) apresentam aos participantes técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal, comunicação e expressão, entre outros conteúdos.
Para as participantes, Roberta Galvão Martines de 37 anos e Cristina Aparecida dos Santos de 34 anos, o programa viabiliza maiores chances de inserção no mercado de trabalho. “Estou desempregada há 30 dias e quando estive na Casa do Trabalhador para fazer o cadastro para vagas de emprego, conheci o time e logo me inscrevi. Pretendo ganhar mais confiança e conhecimento para voltar ao mercado de trabalho”, explicou Roberta.
Para Cristina dos Santos, o programa é a oportunidade de conseguir um emprego duradouro e com registro na carteira de trabalho. “Trabalhei a vida inteira como empregada doméstica, sem registro na carteira. E isso causa uma incerteza. Não tenho benefícios e nem a certeza de que estarei empregada no dia seguinte. Vi no time a oportunidade de aprender e conquistar uma vaga no mercado de trabalho com carteira assinada” comentou.
Segundo o secretário da pasta Hilário Apolinário de Oliveira o programa está atraindo cada vez mais interessados. “A procura pelo Time cresceu em relação às primeiras edições realizadas em 2013. Estamos trabalhando para que o programa cresça cada vez mais e ofereça mais oportunidades ao trabalhador sãocarlense”, ressaltou o secretário.
De acordo com uma das facilitadoras, Meire Souza, o programa segue em ritmo acelerado e com muitas inovações. “Como o número de facilitares aumentou, pudemos superar a meta estipulada pela SERT (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho) de 8 para 10 turmas. Nosso objetivo nestes próximos encontros é oferecer atividades com mais temáticas e dinâmicas dentro do contexto do programa”, ressaltou Meire.
Ivan Lucas, outro facilitador do programa, prevê um aumento ainda maior no número de turmas, já que de 2013 para 2014 os times dobraram. “Graças ao apoio do prefeito Paulo Altomani, nós pudemos absorver esse aumento significativo de times na cidade de São Carlos para as próximas edições”, considerou ele.
(22/01/2014)
Compartilhe essa informação |