COMITÊ DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA REALIZA TERCEIRO ENCONTRO NO PAÇO MUNICIPAL |
Foi realizada na terça-feira (14), no auditório “Bento Prado Jr.” do Paço Municipal, o 3º encontro do Comitê Gestor Municipal de Urgência e Emergência. A reunião atende as determinações do Ministério da Saúde, através de uma portaria que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e instituiu a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião foi presidida pelo secretário Municipal de Saúde, Ricardo Innecco Castro, e pela chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, da Secretaria Municipal de Saúde, Élen dos Santos Alves. Na ocasião o comitê aprovou a doação de uma viatura para transportes de pacientes. O veículo não estava sendo utilizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já que havia sido substituído pelo Ministério da Saúde. A comissão também expôs objetivos e finalidades do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).
“Hoje demos um passo importante, aprovando a doação da “Viatura 304” para serviço de transporte de pacientes dentro da Secretaria Municipal de Saúde. Também mostramos que reativamos o NEU, que além de atender os profissionais de saúde e comunidade, terá um grande papel no processo de regionalização do SAMU” disse Élen dos Santos.
Para o diretor do departamento de gestão do cuidado hospitalar, Renato Rizzoli, o atendimento à portaria possibilitará melhorias. “A reformulação vai trazer melhorias de forma geral no atendimento. Isso acontece porque todos os serviços de urgência e emergência vão estar integrados e tendo ciência do atendimento que está sendo feito”. Rizzolli também explicou que o programa facilitará a maneira de solicitar o SAMU, transporte de pacientes, ambulância ou outro serviço de apoio, como Policia Militar, Bombeiros, Defesa Civil entre outros.
A próxima reunião de comitê está marcada para de o mês de fevereiro. Na ocasião será apresentado o programa operacional junto com o Corpo de Bombeiros, que encerra a primeira fase do atendimento da portaria.
Estiveram presentes no encontro o chefe da Defesa Civil Pedro Caballero, o comandante da Guarda Municipal, Jorge Negretto, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Concessionárias, Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e Sistema Privado de Saúde.
(15/01/2014)
Compartilhe essa informação |