VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FAZ ALERTA DE IMUNIZAÇÃO PARA VIAJANTES PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), alerta as pessoas que estão com viagem de férias programada, para a importância da imunização contra a febre amarela. A cidade possui o Centro de Orientação ao Viajante, que é referência na região, para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

 

O alerta da imunização contra a febre amarela é válido para pessoas que pretendem viajar para o exterior ou áreas silvestres em partes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande de Sul. Além da vacina, a maioria dos países exige que os turistas apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

 

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, o Certificado Internacional é emitido depois que a pessoa recebe a vacina. “Muitas vezes falta informação por parte das agências de turismo sobre as imunizações que cada país exige. Os viajantes chegam aqui para tirar a CIVP, sem saber, que antes tem que ser vacinado na Unidade de Saúde. Nós, em São Carlos, temos Centro de Orientação ao Viajante e somos os únicos da região a emitir o certificado”.

 

Para dar entrada na emissão do CIVP, é preciso realizar o cadastramento no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA – www.anvisa.gov.br/viajante e agendar atendimento prévio na Vigilância Epidemiológica de São Carlos, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . No site também está a relação das imunizações exigidas para o turismo de cada país.

 

A vacina da febre amarela é fornecida em qualquer Unidade de Saúde. O ideal é que a dose seja aplicada até dez dias antes da viagem. A imunização é indicada a partir de nove meses de idade e contra-indicada para pessoas em tratamento de câncer, HIV e gestantes.

 

A febre amarela é uma doença infecciosa viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue. Os sintomas são febre alta, vômitos, dores no corpo, calafrios, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes escuras e diminuição da urina.

 

(20/12/2013)