ALICE INAUGURA A EXPOSIÇÃO “A PRESENÇA ITALIANA EM SÃO CARLOS” PDF Imprimir E-mail

altNa manhã desta sexta-feira (20), a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-Vos”, Alice Altomani, acompanhada do presidente da Fundação Pró-memória, Luis Carlos Triques e da historiadora e chefe de divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-memória, inaugurou no espaço Paço, a exposição “A Presença Italiana em São Carlos”.

 

A exposição conta a história dos italianos em São Carlos, que no final do século XIX e começo do século XX, vieram em massa e influenciaram não só na lavoura de café e no comércio, mas também na indústria, imprensa, profissões liberais, cultura, culinária e na nossa própria fala.

 

De acordo com Leila Massarão, historiadora e chefe de divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória de São Carlos, contar a história dos italianos em São Carlos é contar uma etapa grande do próprio desenvolvimento da cidade. “Nós temos uma quantidade muito grande de imigrantes italianos no município. Recuperar essa história é recuperar uma parte da história de São Carlos. Desde 2001 recolhemos informações através de relatos orais com membros mais velhos da comunidade italiana, de documentos do arquivo público e documentos do museu de São Carlos. Isso tudo redundou nessa exposição. Várias das temáticas aqui poderiam ser aprofundadas, mas nesse momento trabalhamos de uma forma mais didática.”, destacou Leila.

 

O Espaço Paço, onde acontece a exposição, foi criado por iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade "Amai-Vos", Alice Altomani. “Esse espaço tão bonito tem que ser usado por artistas de São Carlos. Pensamos nisso logo que entramos no começo do ano, começamos a fazer essas exposições. Eu acho super interessante essa exposição dos imigrantes italianos, que traz de volta essa história linda. A música de fundo completa o ambiente, que está maravilhoso.”, afirmou a primeira dama.

 

A exposição ficará à disposição do público até 28 de março de 2014, no Espaço Paço, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00. Visitas monitoradas para grupos poderão ser agendadas junto ao Pró-Memória, pelo telefone (16) 3373-2700, com Vanessa, a partir de janeiro de 2014. O Espaço Paço está localizado na rua Episcopal, 1.575, centro.

 

(20/12/2013)