SÃO CARLOS RECEBE CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA), recebeu nesta semana o selo “Cidade Participante”, do Programa Cidades Sustentáveis, prêmio pelo investimento e respeito às questões ligadas ao Meio Ambiente a sustentabilidade como um todo. 
 
O programa é um processo político apartidário, inédito no Brasil, de iniciativa da sociedade civil e que, recentemente, firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Teve início em 2007, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade das cidades brasileiras e oferecer aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, apoiada em um conjunto de indicadores associados a um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais. 
 
O Secretário de SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi, ressaltou que dos 5.570 municípios do Brasil, apenas 258 atualmente fazem parte deste Programa. “São Carlos ganhou, assim, o reconhecimento do Cidades Sustentáveis e de órgãos públicos e privados, ligado ao Meio Ambiente, além de visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, acesso a informações estratégicas e a possibilidade de  troca de experiências com outros municípios”, complementou. 
 
O prefeito Paulo Altomani comemorou a boa notícia. “É o reconhecimento ao investimento e ao grande trabalho que o professor Tundisi vem desenvolvendo em nosso município. Realmente ficamos muito felizes com a conquista do Selo. Isso nos dá mais força para seguir buscando o ideal em termos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirmou Altomani.
 
Com adesão ao Programa Cidades Sustentáveis, a administração do prefeito Paulo Altomani poderá contar com um conjunto de ferramentas que contribuirá para aprimorar os instrumentos de gestão. Entre elas está um software para a inclusão dos indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais da cidade; um banco de boas práticas de políticas públicas que alcançaram resultados positivos em várias cidades do Brasil e do mundo e um conjunto de diretrizes para colaborar e inspirar suas propostas de políticas públicas e seu Plano de Metas. 
 
O Programa deve promover, ainda, uma maior aproximação entre as secretarias, autarquias e sociedade civil para que ao fim de quatro anos, quando for avaliada a participação do município, São Carlos seja reconhecida pelo trabalho e gestão.
 
Segundo Tundisi, o selo confirma que o investimento da cidade, em relação à sustentabilidade, está de acordo com o programa. “Estamos no caminho certo para uma cidade mais limpa. Uma cidade que tenha mais emprego, mais renda e tenha um conjunto de indicadores que fazem parte do programa de sustentabilidade”, comentou. 
 
A Coordenadora de Mobilização da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, lembrou que o selo é o resultado do engajamento da Prefeitura de São Carlos. “A cidade já promoveu sua Plataforma Cidades Sustentáveis, elaborando o diagnóstico do município e o Plano de Metas. Agora deve prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, comprovando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada um dos 12 eixos temáticos propostos”, concluiu. 
 
(03/12/2013)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos