REINAUGURAÇÃO DO MUSEU DE PEDRA, EM SANTA EUDÓXIA, CONTOU COM A PRESENÇA DO PREFEITO ALTOMANI |
Neste sábado (30), o prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, participou da reinauguração do Museu de Pedra, de Santa Eudóxia.
O museu que leva o nome de "Tinho Leopoldino", ilustre proprietário de uma das fazendas tradicionais localizadas nas proximidades do distrito, falecido há quatro anos, recebeu uma placa em sua homenagem. Altomani descerrou a placa ao lado da primeira-dama Alice,do diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques e dos familiares de Tinho Leopoldino, a viúva, Maria José Padilha Leopoldino e a mãe, Neide Leopoldino.
Para o prefeito Paulo Altomani, a reinauguração do Museu de Pedra retrata o resgate da cultura do Distrito de Santa Eudóxia. “Essa reinauguração é uma demonstração do trabalho e da história de toda a população do distrito. É importante que o passado do distrito, que tem um valor histórico riquíssimo, não caia no esquecimento. O meu compromisso com Santa Eudóxia é gerar mais empregos e trazer mais oportunidades. Aproveito também para lembrar o nome da família Leopoldino, que tanto fez pela região. Essa homenagem é mais do que merecida”, enalteceu Altomani.
Segundo o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, a partir desta reinauguração, o museu estará aberto à visitação às quintas-feiras, das 13h00 às 17h00, às sextas-feiras, das 09h00 às 13h00 e aos sábados, das 10h00 às 15h00. “O Museu é um atrativo turístico que retrata a história do distrito de Santa Eudóxia. O espaço não estava sendo utilizado com frequência então expandimos os horários de visitação e fizemos alguns reparos para melhor atender a população e turistas. O museu passou a oferecer também mais atividades culturais”, destacou Triques.
Também participaram do evento, o administrador da subprefeitura de Santa Eudóxia, Alício Alves, José Francisco Pires, representando o presidente do Cepam, Lobbe Neto, o Procurador Geral do Município, Waldomiro Bueno, o Administrador do Parque Ecológico, Fernando Manhane, João Paulo Botelho Vieira Filho, o subcomandante da Guarda Municipal, Mendes Junior e o subprefeito de Santa Felícia, Sidney da Silva Alcine.
Museu de Pedra
O museu está localizado na esquina das ruas Coronel Joaquim Cintra e Rui Barbosa. Foi construído ao longo do ano de 2007 e finalizado em 2008. Seu acervo é integralmente composto de objetos doados por moradores do distrito, que remetem à história do local e sua formação vinculada principalmente, à cafeicultura e à ferrovia.
(01/12/2013)
|