PROFISSIONAIS DO SAMU RECEBEM TREINAMENTO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PDF Imprimir E-mail

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do Núcleo de Educação de Urgência (NEU), realizou nesta semana, a etapa inicial de um treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) para telefonistas e rádio operadores da unidade. O suporte é mundialmente utilizado em casos de paradas cardiorrespiratórias.

Nesta primeira etapa, seis funcionários participaram da capacitação, que está sendo ministrada pela técnica de enfermagem do NEU, Eliza Flori. O objetivo é treinar todos os profissionais para reconhecer situações de emergências cardíacas, como a paradas cardiorespiratórias, e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida.

A chefe da divisão do cuidado Pré-Hospitalar Móvel do SAMU, Conceição Uchoa, ressaltou a importância de todos os funcionários aprenderem a técnica. “Hoje estamos passando o treinamento para as telefonistas e operadores de rádio, que são as pessoas que colhem as primeiras informações do munícipe e transferem a ligação para o Médico Regulador, agilizando assim um atendimento nos casos de maior gravidade.“

O treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) faz parte de um projeto interno do SAMU. Segundo a supervisora de unidade, Ellen dos Santos Alves, o ensinamento proporcionará uma melhor qualidade do serviço prestado para a população. “Todo o profissional do SAMU tem que estar preparado para um pronto atendimento, independente da sua área de atuação, dentro ou fora do horário de serviço. É uma preparação a mais que estamos fazendo dentro do processo de regionalização, cada vez mais concreto em São Carlos”, finalizou Ellen.

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos