PREFEITURA MUNICIPAL APOIA O "10° FESTIVAL CHORANDO SEM PARAR" PDF Imprimir E-mail

altRealizado pelo Projeto Contribuinte da Cultura, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - USP, Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos,SESC São Carlos, Ministério da Cultura - Lei Rouanet e patrocinadores, a décima edição do Festival “Chorando Sem Parar”, tem início na próxima segunda-feira (02) e segue até domingo, dia 08 de dezembro.

Com todas as suas atividades gratuitas e abertas ao público, o festival transforma São Carlos na capital nacional do choro, manifestação musical marcadamente brasileira. As atividades acontecem na Praça XV e no Espaço 7, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, no Ballet Expressão e no Auditório Jorge Caron, EESC-USP.

 

Nesta edição, a tradicional maratona musical que acontece na Praça XV, está marcada para domingo (08), com doze horas ininterruptas de música, das 10h00 às 22h00.   

 

Considerado o maior festival de choro do país, este ano, o festival irá homenagear, in memoriam, 150 anos de seu nascimento do compositor Ernesto Nazareth, pianista aclamado por artistas de várias gerações da música brasileira. O convidado especial será o grande pianista Arthur Moreira Lima, músico há 40 anos, e que lançou dois álbuns duplos revivendo a obra de Ernesto Nazareth.

 

A 10ª edição do festival “Chorando Sem Parar”, terá seu elenco formado pelos músicos brasileiros, os pianistas Arthur Moreira Lima, César Camargo Mariano e Eva Gomyde, o saxofonista Leo Gandelman, em duo com o pianista Eduardo Farias, a cravista Rosana Lanzelotte, em trio com o percussionista Caito Marcondes e o violonista Luís Leite. Os acordeonistas Toninho Ferragutti e Marcos Nimrichter, os violonistas Romero Lubambo (este duo com César Camargo Mariano) e Marquinho Mendonça, este tendo como convidado o violonista Luizinho 7 cordas, os grupos Izaías e seus chorões, Quintal Brasileiro, Orquestra SAGA, Saçurá, Choro & Cia e Casa Velha e, tradição do festival, a sempre presente Orquestra Experimental da UFSCar. E também, músicos nascidos no exterior, como o violoncelista grego Dimos Goudaroulis, o saxofonista francês Tibô (née Thibault) Delor, o Grupo LiberTango, o trio formado pela baterista Michèle Drees, o pianista John Crawford e o sapateador Junior Laniyan, que trará o "Jazz Tap Project", o show que apresentaram no London Jazz Festival 2013, e ainda números especialmente criados para o festival sobre músicas de Ernesto Nazareth

 

Além das atrações musicais, a programação traz também a exposição fotográfica de Ivan Moreira, com registros do festival desde a primeira edição, exibição de vídeos sobre a “História do Choro” e sobre a vida de Ernesto Nazareth, palestra com José Miguel Wisnik (músico, compositor e professor de Literatura da USP), aula-show com Cacá Machado (músico e historiador, autor de livros sobre Ernesto Nazareth), rodas de conversa, uma com os ingleses MichèleDrees, Junior Laniyan e John Crawford e outra com César Camargo Mariano e Romero Lubambo, conversas com Barão do Pandeiro (músico e pesquisador história da música brasileira) e os workshops “Sapateando Nazareth”, workshop de sapateado com os ingleses Michèle Drees e Junior Laniyane “Os Tangos de Nazareth”, com a pianista argentina Estela Caldi.

 

Todas as atividades têm ENTRADA FRANCA. Para alguns dos eventos serão necessárias inscrições ou retirada antecipada de convites. Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

Confira a programação completa

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos