PROJETO “O VERDADEIRO NATAL” REÚNE ALUNOS DE CORAIS DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

altAconteceu na noite da última segunda-feira (25), no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, a apresentação do projeto “O Verdadeiro Natal”, que contou com a participação de corais das escolas municipais, da APAE e Unimed, Orquestra Experimental da UFSCar, Doces Flautistas, Banda Educa e números de dança com a dançarina Renata e a professora Kássia Keppe.  

 

Coordenado pela professora e intérprete-instrutora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Priscila Melo, a proposta do projeto preconiza suscitar a reflexão do potencial inerente a ser um cidadão que reflete sobre a realidade em que se vive na intencionalidade de poder, de alguma forma, transformá-la.

 

O espetáculo contou com a presença dos pais dos alunos que frequentam os corais, do secretário municipal de Educação (SME), Carlos Alberto Andreucci, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, do coordenador de Artes e Cultura, Roberto Mori Roda, e do vereador Penha.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Penha articulou todo o apoio na estrutura e logística do evento, que também contou com a colaboração da SME, Coordenadoria de Artes e Cultura, Fundo Social de Solidariedade e o Teatro Municipal. “Sem o apoio de todas essas pessoas envolvidas, não teríamos condições de fazer essa belíssima apresentação. Agradeço aqueles que confiaram em nosso trabalho”, disse.

 

Priscila explicou que o projeto busca superar as desigualdades sociais a partir da solidariedade e da música; superar barreiras de acesso no que tange a oportunidade de usufruir de bens culturais, e a partir da interação pode suscitar ações transformadoras e significativas na vida das crianças e jovens participantes; e planejar uma ação comum na perspectiva de subsidiar uma parcela social.

 

Ao longo de nove anos, ela participou do quadro de funcionários da APAE São Carlos e na sua atuação percebeu que é possível, através do uso da arte, incentivar o desenvolvimento de linguagem, sócio cognitivo e afetivo dos alunos. “O uso da arte, em especial, o da música, traz inúmeros benefícios, que entre outros, viabilizam e contribuem para a formação do ser humano”, relatou.

 

Em 2008, foi produzido o disco “O Verdadeiro Natal” para as APAEs de São Carlos, Ibaté e Araraquara, onde foram distribuídos mil CDs. Em 2009, o projeto se estendeu para as APAEs de Brotas e Ribeirão Bonito, e em 2010 o projeto realizou o show na APAE em Campinas para 750 alunos.

 

(26/11/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos