RESTAURADA, MARIA FUMAÇA É ENTREGUE COM MUITA FESTA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-Vos, Alice Altomani, do vice-prefeito e secretário de Agricultura Cláudio Di Salvo e do presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, participou na manhã deste sábado (23), na Estação Cultura, da cerimônia de entrega da Locomotiva 821, Maria Fumaça, devidamente restaurada, após um longo trabalho. Na ocasião, aconteceu também a abertura da exposição “Com o Passar dos Trilhos”.

 

Com um público variado, composto por crianças e adultos, a cerimônia de entrega da Maria Fumaça foi abrilhantada pela Banda Marcial Carlopolitana maestro Ariosto Gioisa, regida pelo maestro e coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, além de uma exposição da Associação de Ferreomodelismo.

 

Durante a cerimônia, o presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, agradeceu o apoio da prefeitura e dos voluntários, na preservação de mais um patrimônio na cidade. “É um sonho realizar, na administração do prefeito Paulo Altomani e na minha administração como presidente da fundação Pró-Memória, a entrega deste presente para a cidade. O que estamos fazendo é preservar um patrimônio ferroviário, que ainda é muito importante para São Carlos”, disse Triques.

 

A recuperação estética da Maria Fumaça demorou quatro meses para ser concluída. Além da prefeitura, através da Fundação Pró-Memória, foram voluntários da iniciativa a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação Sãocarlense de Ferreomodelismo (ASCFer), América Latina Logística (ALL), Engemasa Engenharia e Materiais, Madeireira Expansão e Serraria do Bonde.

 

Na ocasião, o prefeito Paulo Altomani fez uma homenagem especial ao marceneiro Nicola Gonçalves e ao ex-funcionário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Roberto Balestrero, que também foram voluntários na recuperação. “Com mais esta conquista, estamos resgatando a história de nossos antepassados. Ao ver a Maria Fumaça tão bonita, é difícil acreditar que ela ficou tanto tempo abandonada na praça Brasil. Nosso próximo desafio é que ela volte a andar e apitar, quem sabe num turismo histórico que está em estudos para ser implantado”, disse o prefeito Paulo Altomani.

 

A aposentada Jussara Lucas do Santos, ao ver a locomotiva recuperada, ficou emocionada. “Desde que mudei para São Carlos, criei uma simpatia especial pela Maria Fumaça. Quando meus parentes vinham me visitar ficavam indignados com o estado de abandono em que ela estava. Ver a Maria Fumaça restaurada é de encher os olhos de água. O  prefeito Altomani  e todos os envolvidos na restauração, estão de parabéns”, citou Jussara.

 

A Maria Fumaça 821 começou a funcionar em 1891, e permaneceu em atividade até meados do século 20. Ela faz parte do patrimônio ferroviário e remanescente do período cafeeiro. Durante a fase de recuperação várias peças foram recondicionadas, restauradas e algumas substituídas. Antes da fase de pintura, foi feita a limpeza da caldeira, eliminando as ferrugens. A Maria Fumaça fica em exposição permanente na plataforma da Estação Cultura.

 

O evento deste sábado, contou com a participação do presidente do CEPAM Lobbe Netto, do industrial da Engemasa Antonio Florindo Zanetti, dos secretários Júlio Soldado (Governo), Márcio Marino (Obras Públicas), Beatriz Tolentino (Infância e Juventude), Lauanna Campagnoli (Habitação e Desenvolvimento Urbano), José Roberto Poianas (Fazenda), Helena Maria do Carmo Antunes (Administração e Gestão Pessoal), do diretor Antonio Ribeiro, representando Hilário Apolinário (Trabalho, Emprego e Renda), do diretor de Turismo André Frujuelle, do coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori e de chefes de gabinete, diretores, diretores e servidores municipais.

 

(23/11/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos