ALTOMANI PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DE PROGRAMA ENTRE A DIRETORIA DE ENSINO E O PODER JUDICIÁRIO PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani esteve na manhã desta sexta-feira (22) no salão do Júri do Fórum Criminal da cidade, onde foi realizado o encerramento do “Programa Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, coordenado pela Dirigente de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco e pelo Juiz de Direito da 3ª. Vara Criminal, Dr. André Luiz de Macedo. 
 
O programa, que encerrou sua terceira versão, é uma parceria da Diretoria Regional do Ensino e do Poder Judiciário de São Carlos e envolveu, neste ano, mais de 3.500 alunos dos 5º. e 6º  anos das escolas estaduais da cidade, em atividade em conjunto com juízes, promotores e policiais militares. Na ocasião foi lançado livro escrito pelas crianças, com temas ligados à Justiça e os alunos realizam apresentações de teatro e música.
 
Juntamente com o prefeito compuseram a mesa principal do salão, o Presidente da Câmara Municipal Marquinho Amaral e o Juiz de Direito 1ª Vara Criminal, Dr. Antonio Benedito Morello. O evento ainda foi prestigiado por juízes de direto, promotores de justiça, defensores públicos, representantes da OAB, da Polícia Militar e da Força Aérea. 
 
Altomani, relatou ter ficado emocionando com a energia e alegria das crianças, ressaltou a importância de passar aos alunos, o conhecimento dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Conhecendo a constituição, seus deveres e direitos e respeitando as leis, aos pais e aos professores, essas crianças serão verdadeiros cidadãos. Não existe outra solução para nosso País que não seja por meio do caminho da educação”. 
 
Para o juiz André Luiz de Macedo, o projeto teve um encerramento memorável. “Nunca vimos os alunos tão animados e envolvidos com o programa. É o judiciário contribuindo com a educação, já que temos o mesmo propósito de construir uma sociedade livre, justa e solidária”, comentou. O juiz ainda lembrou a importância das crianças conhecerem os profissionais e o ambiente jurídico.
 
Débora reforçou que durante este ano houve intenso envolvimento das escolas com o programa. “Em algumas foram, inclusive, desenvolvidos outros projeto paralelos. É o início de uma vida cidadã. Estamos preparando crianças com consciência crítica, que conhecem como funciona uma sociedade”. 
 
Prestigiaram o evento os juízes de direito:  Dr. Antonio Benedito Morello – Juiz de Direito 1ª Vara Criminal; Dra. Gabriela Müller Carioba Attanasio – Juíza de Direito da Vara Fazenda Pública; Dr. Paulo César Scanavez – Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de São Carlos; Dr. Wyldensor Martins Soares - Juiz de Direito do Foro Distrital de Ibaté- SP; Dr. Carlos Castilho Aguiar França- Juiz Direito da 3ª Vara Cível; Dr. Rodrigo Octávio Tristão Almeida - Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Descalvado; Dr. Daniel Felipe Scherer Borborema- 1º Juiz Auxiliar da Comarca de  São Carlos; Dr. Leonardo Caccavali Macedo-Juiz  Direito 3ª Vara de Família e das Sucessões da Comarca de São Bernardo do Campo; Dr. Dr. Sylvio Ribeiro de Souza Neto-Juiz Coordenador da 6ª Região Administrativa Judiciária. A Promotora de Justiça da Comarca de São Carlos, Dra. Neiva Paula Paccola Carnielli Pereira; o Defensor Público, Dr. Rodrigo Emiliano Ferreira; o Comandante da Academia da Força Aérea Pirassununga, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida; os Delegados de Polícia de São Carlos  Dr. Edmundo Ferreira Gomes e Dra. Denise Gobbi Szakal; o Capitão Jeferson Jorge Lopes e a Presidente da 30ª subseção OAB São Carlos Isabel Cristina Marcomini Siqueira. O secretário de Governo Julio Soldado também marcou presença no evento.
 
(22/11/2013)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos