PREFEITO REINAUGURA A CASA DO TRABALHADOR PDF Imprimir E-mail

Com adenominação “Antônio Cabeça Filho” foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (18) a Casa do Trabalhador de São Carlos, localizada à avenida São Carlos, 1.800, junto à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

 

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral; o Secretario de Trabalho, Emprego e Renda Hilário Apolinário de Oliveira; o presidentedo(Cepam),Lobbe Neto; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Erick Silva; o Sub-Tenente e Chefe do Tiro Guerra, João Gilberto Bernardi Soares; os vereadores Lucão Fernandes e Laíde Simões; os padres Antonio Tombolato e Paulo Facim; os filhos do homenageado, Fernando Marcos Cabeça, Valéria, Renata, Vitória e Sabrina; o amigo e porta voz da família do homenageado, José Roberto Andrade Paino; os secretários Wiviane Spaziani Tiberti (Cidadania e Assistência Social); José Carlos Correa (Serviços Públicos); Márcio Marino (Obras Públicas); Celso Higashi (Transporte e Trânsito), além de funcionários da secretarias e presidentes, diretores e representantes de sindicatos de várias categorias da cidade.

 

Para Paulo Altomani, a partir de agora, todo cidadão que entrar na Casa do Trabalhador, deverá se lembrar da coragem de Antonio Cabeça Filho, que nos porões da Catedral se organizava sob o medo da Ditadura Militar. “Espero que a boa relação entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a CIESP, possa continuar existindo na cidade e que todos possam combater as idéias e não as pessoas”. O prefeito lembrou que é uma grande honra cumprir Projeto de Lei em homenagem ao advogado, político e sindicalista. “Se o sindicato é o que é hoje, se deve ao trabalho de Cabeça Filho na década de 70. Ao darmos esse nome à Casa do Trabalhador, queremos perpetuar na história de São Carlos o valor das pessoas que realmente merecem serem respeitadas”. Altomani ainda destacou que a homenagem pretende resgatar o valor de um grande líder sindical, que, com apoio do padre Tombolato, fundou o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e criou uma relação mais respeitosa entre o capital e o trabalho.

 

A denominação Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho” é baseada na lei n° 16.162 de autoria do vereador Marquinho Amaral, que foi sancionada em 23 de maio de 2012. O presidente da Câmara, que agradeceu ao Prefeito Paulo Altomani por tornar realidade a lei, lembrou que Cabeça Filho também foi vereador e presidente da Câmara e que o poder público devia essa homenagear. “Ele fez do sindicalismo sua ferramenta em defesa da classe trabalhadora e sempre defendeu os trabalhadores da cidade, da regional e do Brasil”.

 

Fernando Marcos Cabeça, filho do homenageado, disse que para a família a homenagem foi uma grande honra e agradeceu à Câmara pela lei e aos sindicalistas pelo apoio “Durante toda sua vida, meu pai, como dirigente sindical e advogado, só lutou pelos trabalhadores”.

 

Na reinauguração, o Secretário Hilário ressaltou que foram feitas melhorias e reformas no interior e toda a pintura externa do prédio, além da colocação de placas com a nova denominação. “Cabeça Filhos nos ensinou muito, baseado em sua experiência de honestidade e dignidade em relação à classe dos trabalhadores. Uma homenagem mais do que merecida”, concluiu. 

 

(18/11/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos