SAÚDE PREPARA MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL PARA ALERTAR OS HOMENS CONTRA O CÂNCER PDF Imprimir E-mail

Por determinação do prefeito Paulo Altomani, a secretaria municipal de Saúde segue definindo detalhes da realização do movimento Novembro Azul, que tem por finalidade difundir a importância da prevenção ao câncer de próstata. A atividade estará ligada à Semana da Saúde do Homem, proposta do vereador Ditinho Matheus e acontecerá em toda a rede de Saúde do município.

 

A campanha Novembro Azul já proporciona, inclusive, a possibilidade de homens com mais de 45 anos agendarem nas unidades de saúde, exames de PSA, que podem indicar sintomas do câncer. Até o final do mês, estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Especialidades Médicas (CEME), atividades de orientação, conscientização e exames de câncer de próstata, diabetes, uso abusivo de álcool, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e pressão alta, entre outras.

 

“O foco da campanha Novembro Azul em São Carlos é mais amplo, não fica restrito ao câncer da próstata. Estamos pensando na saúde do homem como um todo. O prefeito Paulo Altomani, passou essa preocupação e nós vamos realizar uma grande campanha, buscando eliminar o preconceito masculino em relação ao exame de prevenção”, disse médico Tadeu Tamanini, professor da UFSCAr.

 

O vereador Ditinho Matheus, autor do projeto denominado “Semana da Saúde do Homem” disse que decidiu agregar sua atividade à Campanha Novembro Azul, para fortalecer o movimento de conscientização. “O projeto tem como meta trabalhar a saúde do homem na segunda semana de agosto. Com o sucesso do Outubro Rosa, que desencadeou o Novembro Azul, procurei o prefeito Paulo Altomani para mudar a data. Entrei com uma emenda na Câmara Municipal e recebí o apoio de todos os vereadores. Com certeza teremos uma série de ações e uma semana especial de campanha de muitos Novembros Azuis que virão pela frente”, disse o vereador.

 

Já a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelle Líbero, lembrou que os homens com mais de 45 anos, já podem solicitar o exame de PSA (Prostate Specific Antigen). “Durante as atividades normais na rede de saúde, estamos convidando os homens para o exame do PSA, que detecta o câncer de próstata através da coleta de sangue. Se houver alguma anomalia de resultado, o paciente será encaminhado para um urologista da rede”, disse Michele.

 

Na próxima semana a comissão responsável pela organização do movimento Novembro Azul deverá divulgar, por completo, a programação completa do evento.

 

(14/11/2013)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos