PRESIDENTE DO SAAE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO PDF Imprimir E-mail

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sérgio Pepino, participou nessa quarta-feira (13) na Câmara Municipal, de uma audiência pública onde foram discutidos assuntos relacionados ao Projeto de Lei º 444, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o Plano Municipal de Saneamento Básico, que servirá de instrumento para a captação de recursos estaduais e federais. A sua elaboração atende às diretrizes nacionais de saneamento básico, conforme determina lei federal.

 

Em 2008, o governo do Estado de São Paulo criou o Programa Estadual de Apoio Técnico à Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, para que a secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos acompanhasse o desenvolvimento dos planos municipais que viriam compor o Plano Estadual.

 

Presidida pelo vereador Walcinyr Bragatto, a Audiência Pública contou ainda com a presença de vereadores, do ex-presidente do SAAE, Jurandir Polvineli, de pesquisadores da Embrapa Instrumentação e do representante da empresa Engenharia Sanitária Ambiental (ESA), responsável pela elaboração do Plano, Benedito dos Santos Rodrigues.

 

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi apresentado pela primeira vez no dia 28 de agosto, em Audiência Pública que aconteceu no auditório do CIESP, e contou com a presença de várias autoridades do município, entre elas o prefeito Paulo Altomani. O estudo foi feito para os próximos 30 anos, prevendo o aumento e a distribuição populacional durante o período.

 

Com relação à produção e distribuição de água, os principais pontos a serem corrigidos são as interligações entre os centros produtores, a redução nas perdas e a implementação de novas redes e ligações em função do crescimento urbano, principalmente na região Norte da cidade. Os investimentos nessa área devem girar em torno de R$ 120 milhões.

 

Já com relação às redes de esgoto, a projeção de investimentos, segundo o projeto apresentado, deve girar em torno de R$ 140 milhões e prevê a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto - ETA Monjolinho, intervenções de adequação na ETA Santa Eudóxia e a implementação de uma nova estação, a ETA Moji, na região do Varjão.

 

(13/11/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos