PREFEITO ALTOMANI PARTICIPA DE MESA REDONDA “DEBATENDO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL” PDF Imprimir E-mail

Nesta última terça-feira (12), foi realizada na AEASC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos), uma mesa redonda para debater a Redução da Maioridade Penal. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Infância e Juventude e contou com a presença do prefeito Paulo Altomani e do desembargador Antonio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

Na cerimônia de abertura, destaque também para a secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, Beatriz Tolentino, Wiviane Tiberti, secretária de Cidadania e Assistência Social, Procurador Geral do Município Waldomiro Bueno, o defensor público da Vara da Infância e Juventude, Jonas Zoli Segura, o vereador Ronaldo Lopes, representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, o vereador Roselei Françoso, Antonio de Almeida Silva Filho, representando o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e a Coordenadora do Conselho Tutelar, Mariza Demarzo, além de alunos da escola Álvaro Guião, curso técnico do Instituto Paulo Botelho, curso de psicológica da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e do curso de direito da Unicep.  

 

Na ocasião foi ministrada palestra pelo desembargador Antonio Carlos Malheiros, abordando vantagens e desvantagens relacionadas à redução da Maioridade Penal. Após a palestra foram abertas perguntas para os participantes, dando inicio a um debate que mostrou posições diferentes em relação ao tema.

 

Diante dos questionamentos o desembargador, ressaltou inúmeras questões de relevância, diretamente relacionadas a questão da Maioridade Penal, como valores da família, educação, resgate de ações sociais e a dignidade humana. “Se trabalharmos bem com as nossas crianças e adolescentes teremos um futuro melhor. Isso será uma realidade se soubermos trabalhar e construir uma consciência cidadã”, pontuou Malheiros.

 

A secretaria da Infância, Beatriz Tolentino, idealizadora do evento ressaltou a importância do debate, assim como a participação dos jovens estudantes. “É importante trabalhar as raízes do problema. Estou feliz em reunir todos esses jovens e autoridades para refletir essas questões, buscando novas maneiras de lidar com esse assunto tão polêmico”, destacou a secretária.

 

O prefeito Paulo Altomani, por sua vez, parabenizou a iniciativa e confirmou o seu compromisso com as crianças e adolescentes. “Primeiramente, é preciso tirar as crianças das ruas para que possamos trabalhar a socialização. A questão da redução da Maioridade Penal é polêmica, envolve posicionamentos diferentes na sociedade. Será que a redução traria alguma conseqüência positiva? Prefiro pensar num trabalho de conscientização, num mundo de oportunidades e na relação família. Aqui em São Carlos estamos investindo na capacitação de adolescentes, na prática esportiva para as crianças e em qualidade de vida. Acredito que seguindo este caminho estaremos afastando nossas crianças do mundo das drogas”, comentou Altomani.

 

Também estiveram no evento, o padre e diretor do Colégio Salesianos, Paulo Manoel de Souza Profilo, o coordenador da Guarda Municipal, Jorge Luis Negreto, e a Presidente da OAB do Município, Isabel Cristina Marcomini Siqueira.

 

(13/11/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos