NOVEMBRO AZUL: HOMENS COM MAIS DE 45 ANOS, JÁ PODEM PEDIR EXAMES DE PSA NAS UNIDADES DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a cidade de São Carlos aderiu ao movimento “Novembro Azul”. A partir desta semana, uma série de atividades estará disponível na rede de saúde. Homens a partir de 45 anos já podem solicitar o exame de PSA (Prostate Specific Antigen), que detecta o câncer de próstata.

 

Segundo a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelle Miorin Líbero, os exames são gratuitos e devem ser solicitados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF). “O primeiro passo, para quem quer participar da campanha, é fazer o exame de PSA, que detecta o câncer de próstata através da coleta de sangue. Se houver anomalia de resultado, o paciente será encaminhado para um urologista da rede para o exame de toque retal, para melhor avaliação.”, salientou Michele.

 

O Movimento Novembro Azul foi criado para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre o câncer de próstata. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a fazerem o diagnóstico precoce, que detecta a doença.Em São Carlos, além dos exames, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará até o final do mês nas UBSs e USFs, atividades gratuitas como palestras, café da manhã, cuidados com o diabetes, pressão alta, entre outros.

 

“Ressaltamos a importância da participação do público masculino nos exames e atividades na rede de saúde. Nós fizemos uma reunião e decidimos estender a campanha Novembro Azul para as empresas, pois geralmente os homens têm receio de procurar um médico”, disse Michele.

 

O médico urologista e professor da UFSCar, Armando Polido Júnior, que realiza trabalhos no Centro de Especialidades Médicas (CEME), destaca que o câncer de próstata precocemente detectado, possibilita tratamento com 90% de cura e qualidade de vida do paciente. “Os homens a partir de 45 anos que fazem dietas irregulares, tem antecedentes na família, são obesos ou sedentários, são mais propícios a doença. Essas pessoas devem fazer o exame e aproveitar a oportunidade”, finalizou Armando.

 

Sobre a doença:

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em 2012, o INCA registrou 60 mil casos da doença. Em 2010, mais de 12 mil homens morreram por complicações do câncer de próstata.

 

(11/11/2013)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos