SAÚDE REALIZA MAIS EXAMES DE MAMOGRAFIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), divulgou o balanço, com números, de exames de mamografias realizados no município, durante o segundo quadrimestre de 2013. Este ano, São Carlos registrou um aumento de 26,74% do número de exames em comparação ao mesmo período de 2012. A mamografia é importante para as mulheres e ajuda detectar precocemente o câncer de mama.

 

Segundo dados do diretor do (DRCA), Wander Roberto Boneli, desde o início do ano, 8.550 exames de mamografias foram agendados até agosto; destes, 6.901 foram realizados e 1.649 dos pacientes faltaram, o que corresponde 19,29% de faltosos. A cidade teve um aumento significativo no número de exames em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram realizados 5.445 procedimentos de mamografia. “A Saúde é prioridade para o prefeito Paulo Altomani. Os números estão mostrando isso. Estamos trabalhando bastante na conscientização e na prevenção às enfermidades. Agora, aproveitamos o movimento Outubro Rosa para intensificar o número de mamografias e está dando certo”, comentou Wander.

 

Neste ano, por uma iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, a cidade ganhou mais um reforço no combate ao câncer de mama, com a adesão do movimento mundial “Outubro Rosa”. Durante todo o mês, o CEME (Centro Médico de Especialidades) e todas as Unidades de Saúde, estão com agenda aberta para a solicitação de mamografia, para pacientes acima de 50 anos.

 

A diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Michelle Líbero ressaltou a importância do auto-exame e da mamografia. “A mulher deve fazer o auto-exame em casa. Se perceber alguma alteração, a orientação é no sentido de fazer a mamografia. Hoje, um dos grandes problemas do câncer de mama é a detecção precoce. Em muitos casos a pessoa só descobre que tem o câncer quando ele já está em estágio avançado. O que o prefeito e a primeira dama estão fazendo pela prevenção da saúde é primordial, pois estamos falando de uma doença que pode levar a morte”.

 

Michelle também lembrou que novos números devem sair até o final do mês, mas adiantou que a facilitação dos exames na Rede de Saúde, somado a adesão da campanha Outubro Rosa, São Carlos até o final do ano, deve obter recorde no número de exames de mamografias realizados.

 

Sobre a Doença

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de mama é o mais freqüente na população feminina e também a principal causa de morte por câncer.

 

Por ano, são estimados mais de 50 mil novos casos, conforme as estimativas de incidência de câncer do Instituto Nacional de Câncer, José Alencar Gomes da Silva (INCA), válidas para os anos 2012 e 2013. Em 2011, foram registrados 13.225 óbitos por câncer de mama em mulheres no país.

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos