ALTOMANI PARTICIPA DA ABERTURA DE CURSO DA EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail

altO prefeito Paulo Altomani participou, na manhã desta segunda-feira (21), da cerimônia de abertura do “VII Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, que acontece de 21 a 25, na ABASC, em São Carlos. Também participaram da abertura o Secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci, a Secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, a chefe da divisão da Educação Especial, Tamy Aline Sato e João Virgilio Tagliavini, do Conselho Municipal de Educação de São Carlos, que realizou a primeira palestra do evento, com o tema “Direitos Humanos na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

 

Realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o curso terá a duração de 40 horas e é destinado à formação de gestores e educadores da Rede de Ensino; servidores de Secretarias e instituições da cidade e de cerca de outros 30 municípios da região.

 

Na cerimônia, Paulo Altomani lembrou das metas de sua administração,  em criar um Centro Municipal de Diagnóstico e um Centro de Educação Especial. “Temos a sensibilidade de entender o que cada mãe vive no processo de educação de um aluno especial. A Secretaria de Educação tem os recursos necessários para desenvolver projetos nesse sentido e queremos que São Carlos seja um centro difusor desse conhecimento”, disse Altomani.

 

O secretário Andreucci, lembrou que a diversidade é entendida, também, em relação às limitações sociais e que a inclusão é algo que se precisa cultivar para as novas gerações. “Trata-se de um trabalho lento, que exige profissionalismo, dedicação e contribuição dos pais e responsáveis”, comentou o secretário”.

 

Ressaltando a importância da integração entre as Secretarias Municipais, para que a inclusão aconteça em todos os segmentos, Wiviane Tiberti disse que o encontro atende ao propósito do trabalho realizado pela Secretária de Cidadania e Assistência Social, que por meio das divisões de políticas públicas, atende o conceito de inclusão não só na educação, mas na cidadania em geral.

 

Abordando temáticas como Educação em Direitos Humanos e Cidadania e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Tamy Aline Sato destacou que nesta versão do curso também serão apresentados temas relacionados à Educação para as Relações Étnico-raciais; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo, Indígena e Quilombola. “O curso capacita professores em educação especial para atender à demanda de uma nova realidade nova, com novas diretrizes”, conclui. O evento está sendo organizado por comissão da própria Secretaria, composta ainda por Maria Aparecida Franco (Supervisora de Unidade) e Viviane de Fátima Martinez (Supervisora de Unidade).

 

(21/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos