MUTIRÃO DE CATARATA TEM NOVA ETAPA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e de convênio com a Santa Casa de Misericórdia, realiza neste final de semana mais uma etapa do mutirão da catarata. Lançado no início a Administração Paulo Altomani, o mutirão já realizou mais de duas mil cirurgias, transformando São Carlos em referência estadual neste tipo de procedimento.

 

O secretário de Saúde Ricardo Castro, informa que o município segue cumprindo todas as determinações da portaria do Ministério da Saúde (1340/2012 componente I)e em função disso, foi contemplado com verba de R$ 1,3 milhões, valor suficiente para realizar outras 2.155 novas cirurgias. No mês passado, o ministério liberou uma verba inicial de 554 mil reais, quantia que será empregada de imediato, em 220 cirurgias.

 

“É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido. Cumprimos todos os procedimentos e conseguimos mais recursos para a cidade continuar as cirurgias. A saúde é prioridade do governo Paulo Altomani e nós estamos empenhados para atender as demandas da comunidade”, disse o diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Wander Roberto Boneli.

 

Por ser referência, São Carlos agora também atende as cidades vizinhas de Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito. O mutirão acontece uma vez a cada mês e os pacientes são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde. Para atender a demanda, o ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa passou por uma modernização e comprou novos equipamentos.

 

O diretor técnico da Santa Casa, Afonso Panacci, ressaltou a importância do mutirão e da parceria com a rede de saúde. “Antigamente, a população demorava meses e até anos para conseguir uma cirurgia de catarata. Agora o oftalmologista encaminha o paciente para a rede de saúde e no máximo em 30 dias a cirurgia está realizada”, ressaltou Panacci.

 

(18/10/2013)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos