SECRETÁRIOS RECEBEM MILITARES PARA INÍCIO DA MONTAGEM DO AVIÃO XAVANTE PDF Imprimir E-mail

altOs secretários Márcio Marino (Obras Públicas),e Lauanna Campagnoli(Habitação e Desenvolvimento Urbano),receberam, na manhã desta sexta-feira (18), na rotatória da Rua Miguel Petroni com a Avenida João Dagnone, no Santa Felícia, a equipe de militares da Aeronáutica que fará a montagem do avião Xavante.

 

No local está sendo construída a Praça Fernando Arruda Botelho, homenagem ao empresário e aviador, morto tragicamente em abril de 2012, na qual a atração principal será a exposição permanente do Xavante, presente da Aeronáutica para São Carlos. Na cabine do avião será colocado um boneco, em tamanho natural, lembrando o homenageado.

 

A recepção contou com a presença de José Bento Carlos Amaral, representando o grupo Conquista e a família Arruda Botelho, e de diretores e funcionários das secretarias municipais.

 

Romero Gomes dos Santos Filho, 1º. Sargento da Aeronáutica e especialista em mecânica de vôo, ressaltou que a mesma equipe que fez a desmontagem do avião noParque de Material Aeronáutico de Recife, para o transporte até São Carlos em caminhão, está agora na cidade para remontá-lo. “São Carlos tem o privilégio de receber essa aeronave, que se tornará um cartão postal para a cidade. Nosso trabalho exigirá muita dedicação, mas temos orgulho em fazer essa interação da Força Aérea com a cidade”.

 

O Sargento explicou que o Xavante está com as asas e parte da fuselagem desmontada e que o trabalho deverá durar dez dias. “A aeronave vazia pesa 2,5 toneladas e precisaremos de um caminhão munck para colocá-lo sobre o pedestal”, complementou.

 

O Xavante, de 10,80 metros de comprimento por 10,60 de largura, 2,80 metros de altura, deverá ficar posicionado com o bico voltado para Avenida João Dagnone, com uma inclinação de 5 graus, indicando o campus 2 da Universidade de São Paulo (USP), onde é oferecido o curso de Engenharia Aeronáutica.

 

Lauanna Campagnoli lembrou que a Secretaria de Habitação elaborou o projeto de paisagismo da praça. “Faremos um paisagismo simples, justamente para dar destaque ao avião, com um gramado, poucos detalhes e iluminação direta”. Além da iluminação da praça, as luzes do próprio avião serão ativadas, com as lâmpadas de ponta de asas e anti-colisão.

 

Já a Secretaria de Obras está preparando a colocação de umadefensa metálica para proteção dos visitantes em relação ao transito da rotatória. “Teremos um marco turístico e temos que pensar na segurança”, comentou Márcio Marino. Para o secretário, com o empenho conjunto de todas as Secretarias, principalmente de Serviços Públicos, Obras e Habitação, a praça deve ser inaugurada em 3 de novembro, como estabelecido pelo Prefeito Paulo Altomani.

 

(18/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos