SECRETÁRIOS DA PREFEITURA PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PDF Imprimir E-mail

Secretários da Prefeitura de São Carlos participaram de Audiência Pública nesta quinta-feira (17), no plenário da Câmara Municipal, que tratou do descarte de resíduos sólidos no município.

 

A audiência, presidida pelo vereador Lineu Navarro, contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi,do secretáriode Serviços Públicos, José Carlos Correa, do secretário de Obras Públicas, Márcio Marino,da secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano,Lauanna Campagnoli,do presidente da Prohab, Mauro Moraes, do promotor Marcos Roberto Funari,  além de funcionários das secretarias, vereadores e de empresários que realizam a coleta e descarte de entulho na cidade.

 

A audiência foi requisitada pelo vereador Lineu Navarro devido ao aumento do número de pontos ilegais de entulho, após mudança na estrutura de descarte na cidade. Desde 5 de maio de 2013, os empresários que fazem a coleta e descarte de resíduos da construção civil (entulho) foram orientados a depositar seus entulhos somente em empresas particulares (em São Carlos ou outras cidades) mediante pagamento por metro cúbico descartado. Em São Carlos, a única empresa habilitada para esse fim é a AMX Ambiental (AV. Ayrton Salvador Leopoldino Junior, 42, Chácara das Flores).

 

Tundisi lembrou que desde então a Prefeitura está promovendo fiscalização rigorosa de depósitos clandestinos de material de construção, inclusive com a autuação de pontos ilegais. “O setor público não tem obrigação de assumir o custo do descarte de entulho. Temos que encontrar um equilíbrio para que essa situação se normalize”, disse ele.

 

O secretário ainda informou, entre outras ações, o início do novo sistema municipal de controle de resíduos sólidos (caçambas e caminhões basculantes), após curso de capacitação que foi direcionado para funcionários públicos, empresas de aterro e aos proprietários e funcionários de empresas de transporte de resíduos da construção civil.

 

Após amplo debate, o presidente da audiência propôs a realização de uma reunião entre os representantes das empresas e o Poder Executivo, para que sejam elaboradas diretrizes que apontem a solução do problema.

 

(17/10/2013)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos