SAMU INICIA CURSO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E URGÊNCIA PDF Imprimir E-mail

Dando sequência ao processo de regionalização do SAMU, a secretaria municipal de Saúde de São Carlos (SMS), iniciou nesta terça-feira (9), no auditório Bento Prado Júnior, do Paço Municipal, um curso do NEU - Núcleo de Educação e Urgência – que é preparatório para o curso de atendimento pré-hospitalar ao traumatizado (PHTLS - Pré Hospital Trauma Live Support).  

 

O secretário municipal interino de Saúde, Ricardo Innecco Castro, informou que o curso é o início do Plano da Ação Regional. “Hoje começamos a trabalhar na educação de urgência e emergência. São aspectos novos que precisam ser adequados de acordo com as normas do Ministério da Saúde. O curso de PHTLS é de nível mundial e em breve teremos servidores do SAMU certificados e capacitados para este tipo de atendimento. Quanto à rede de Urgência e Emergência, agora é só questão de implantação. No próximo dia 18 teremos a visita de um consultor do ministério para aprovar nosso plano de ação regional”. O secretário também acrescentou que já solicitou a ampliação da central de regulação, confirmando que a Rede já definiu o empenho de nove  ambulâncias novas para São Carlos e região. “A regionalização só vai trazer melhorias. Em breve vai acontecer a entrega das novas ambulâncias e também passaremos a contar com verbas que até então não eram destinadas para os nossos municípios”, acrescentou Ricardo.

 

O curso do NEU acontece até fevereiro e é ministrado pelo coordenador médico do SAMU, Leandro Germano. O público alvo são servidores do SAMU, alunos do curso de Medicina da UFSCar e Bombeiros.

 

Leandro Germanocitou a importância do curso.“O PHTLS é um protocolo com base internacional e usado em diversas cidades do Brasil e do mundo. Estamos focando nessas aulas, para melhorar cada vez mais a qualidade da assistência ao munícipe. A partir da regionalização, vamos ter a capacitação do nosso pessoal, vai passar a experiência para todas as outras unidades”.

 

Pelo menos quarenta pessoas, entre enfermeiros, médicos, condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem além de alunos, participaram do primeiro dia de curso, número considerado como muito bom pela chefe de divisão do cuidado Pré-Hospitalar Móvel do SAMU, Conceição Uchoa e pela Supervisora de unidade do SAMU, Ellen dos Santos Alves.

 

(09/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos