ENFERMEIRAS TÊM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA TESTES RÁPIDOS PDF Imprimir E-mail

altA Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do programa DST/AIDS e da Vigilância Epidemiológica, iniciou na manhã desta sexta-feira (04), no auditório Alois Partel, da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, um curso de capacitação de testes de diagnóstico precoce de doenças virais, para enfermeiras da rede de saúde e maternidade.

 

O curso, que também conta com a parceria do Núcleo de Vigilância Hospitalar da Santa Casa, é ministrado pela gerente do programa DST/AIDS de Araraquara, Elizane Regina Sandor e pela biomédica do Centro de Testagem e Aconselhamento, Patrícia Duarte Reis. Durante três sextas-feiras, 30 enfermeiras vão aprender na teoria e na prática, como funciona o teste rápido, que diagnostica o vírus do HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

 

O teste foi implantado na cidade em julho deste ano, através do Programa DST/AIDS em parceria com a Vigilância Epidemiológica, Rede Cegonha e Ministério da Saúde. Hoje os testes rápidos estão disponíveis nas UBS’s do Botafogo, Vila Izabel, Parque Delta, Maria Estela Fagá, Cruzeiro e USF Guanabara.  Com a capacitação das novas enfermeiras, todas as unidades vão realizar os testes de diagnóstico precoce de doenças virais, a partir do dia 21.

 

A coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS, Isabella Gerin de Oliveira, falou da importância da agilidade do teste rápido. “Com o teste de diagnóstico precoce em todas as unidades de saúde, nós teremos uma agilidade muito grande. O paciente que fazia o exame convencional esperava 10 dias pelo resultado, já no caso do teste rápido, sai em meia hora. Esse tempo, no caso de uma gestante, por exemplo, é extremamente importante na conduta a ser tomada para evitar que o vírus não passe para o feto”.

 

Os testes são armazenados e distribuídos pela Vigilância Epidemiológica. A chefe Márcia Pallone, disse que a procura levou a necessidade de mais capacitação. “Na primeira etapa em julho, fizemos o treinamento com 18 enfermeiras, como a demanda foi grande, sentimos a necessidade de ampliar o serviço para toda rede de saúde”, comentou.

 

(04/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos