PREFEITO E PRIMEIRA DAMA PARTICIPAM DE COMEMORAÇÃO NO DIA DO SURDO PDF Imprimir E-mail

altO prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, participou de café da manhã em comemoração ao Dia do Surdo, nesta quinta-feira (26) na CEMEI Profª Ida Vinciguerra e EMEB Profª. Dalila Galli, escolas vizinhas no bairro Jóckey Club.

 

Mantidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas desenvolvem projetos que atendem crianças e adolescentes com deficiência auditiva, de 3 a 15 anos, ensinando Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atualmente o projeto atende 11 alunos na Dalila Galli e 4 alunos na Ida Vinciguerra.

 

O evento teve início na CEMEI Profª Ida Vinciguerra, onde alunos, pais e professores entregaram símbolos em Libras para identificação das dependências das duas escolas. Depois, no anfiteatro da EMEB Profª. Dalila Galli, a comemoração continuou com apresentações de dança e exibição de vídeos, com mensagens em Libras, para os alunos especiais. As mensagens continham gravações com membros da comunidade escolar, funcionários e com o Secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci. A comemoração foi encerrada com um café da manhã oferecido para todos os presentes.

 

Após o encontro, o prefeito Altomani ressaltou o prazer de participar da comemoração deste 26 de setembro, data que relembra a inauguração do Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, primeira escola para Surdos no país, em 1857. “Pudemos compartilhar esse momento importante e valorizar essas crianças e adolescentes. A proposta é que, ao longo de nossa gestão, possamos criar caminhos de igualdade de oportunidade”, disse ele.

 

 O Prefeito cumprimentou todos os servidores das escolas e reforçou sua intenção de criar a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Nossa administração tem uma preocupação especial com as questões voltadas para os portadores de deficiência. O trabalho desenvolvido aqui nestas escolas é fantástico e todos estão de parabéns. Vamos incentivar e apoiar e em breve teremos a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dar um suporte ainda maior para estas situações”, concluiu Altomani, que tomou café e interagiu com as crianças por mais de duas horas.

 

A diretora da EMEB Profª. Dalila Galli, Maria José de Oliveira Nino Vanzo, destacou que neste ano a escola resolveu homenagear os alunos surdos,  promovendo atividades durante toda a semana. “Tivemos exibições de vídeos, rodas de conversa e contação de história em Libras, aumentando ainda mais a interação entre todos os alunos”.

 

Sandra Regina Gomes Vicente, diretora da CEMEI Profª Ida Vinciguerra, lembrou que essa interação é muito positiva, com ensinamentos recíprocos constantes. “Nas salas bilíngues os alunos surdos têm contato apenas com a professora, mas no parque, na merenda e na educação física, eles ficam juntos com os outros alunos”, explicou. Além de formar o aluno especial, o projeto oferece formação em Libras para os professores, para os pais e para os demais alunos das escolas.

 

(26/09/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos