SÃO CARLOS COMEÇA A DEFINIR O COMITÊ GESTOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PDF Imprimir E-mail

Acontece nesta quarta-feira (25), às 16h00, no auditório “Bento Prado Jr.”, no Paço Municipal, a primeira reunião para definir a composição do Comitê Gestor de Urgência e Emergência do município de São Carlos, atendendo as determinações de uma portaria do Ministério da Saúde que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e instituiu a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

De acordo com a enfermeira Elen dos Santos Alves, supervisora de unidade do SAMU, a secretaria municipal de Saúde tem a obrigação de convidar representantes de diversos órgãos ligados a área da saúde para que façam parte do comitê gestor. Segundo Elen, o comitê tem a finalidade de atuar como espaço de formulação de propostas, pactuação na avaliação e controle das ações de prevenção e promoção à assistência da saúde, nas ações relacionadas nas áreas de urgência e emergência, no âmbito municipal.

 

Foram convidados para participar do comitê gestor representantes do Poder Público, através da secretaria municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, Polícias Militar e Rodoviária, das concessionárias de rodovias, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Unidades de Pronto Atendimento, da Santa Casa de Misericórdia, do SAMU, hospital escola, Guarda Municipal, do sistema privado de saúde e de coordenadores municipais da atenção às urgências.

 

A enfermeira lembrou que a formação do comitê se faz necessária devido à criação da Rede de Atenção às Urgências, uma vez que o município de São Carlos foi aprovado como integrante da rede, para que sejam formuladas propostas para a execução de atividades nas áreas de urgência, além da regionalização do SAMU. “Esse comitê é um caminho para que a regionalização do SAMU seja estruturada e viabilizada”, reforça.

 

A regulamentação do Comitê Gestor de Urgência no Município foi feita por meio de uma portaria no ano passado, mas até o momento ele não foi formado. “A partir de agora, na administração do prefeito Paulo Altomani, estamos resgatando essa necessidade e implantando as medidas para que possamos ter estratégias e subsídios de ações relacionadas à área de urgência”, explicou.

 

Na oportunidade, será apresentado um Regimento Interno do comitê com as regras e diretrizes dos membros participantes, para que tenham uma articulação dentro da Rede de Atenção ás Urgências que está se formando.

 

(23/09/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos