VACINA TETRA VIRAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA REDE DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail

A secretaria Municipal de Saúde de São Carlos disponibilizou, nesta segunda-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família (USF), doses da vacina Tetra Viral. A vacina, que combate o Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela - mais conhecida como catapora, substitui a segunda dose da Tríplice Viral.

 

A Tetra Viral é a 18ª vacina a ser incluída no calendário de vacinação de crianças, através do Ministério da Saúde. A partir de hoje, todas as crianças com idade de 1 ano e 3 meses, já podem receber a dose na cidade.

 

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, esteve presente na Unidade Básica de Saúde da Vila Isabel para acompanhar a distribuição das vacinas. “Sempre que o Ministério da Saúde tem uma novidade ou que lança uma vacina, a gente precisa capacitar a rede de saúde para fazer o uso dessa vacina. Na semana passada nós capacitamos todas as enfermeiras e os responsáveis das unidades de saúde, além das técnicas auxiliares que fazem a aplicação.”

 

São Carlos tem aproximadamente 3.000 crianças na faixa de um ano, prontas para atingir o tempo exigido de receber a vacina. A orientação é que os pais ou responsáveis estejam presentes nas Unidades de Saúde, com a carteira de vacinação, para a avaliação e a administração da dose.

 

Assim como a maioria das vacinas, a Tetra Viral pode causar efeitos colaterais chamado de pós-vacina, a chefe da vigilância alerta para um acompanhamento nesse período “é muito importante que os pais, façam uma observação rigorosa na criança vacinada, assim como a aferição da temperatura e qualquer problema, procurem a Unidade de Saúde onde foi aplicada a vacina ”.

 

Contra indicação A Vacina Tetra Viral é contra-indicada para crianças com imunodeficiência, que façam o uso prolongado de corticóide ou crianças que tem reação anafilática á neomicina ou ovo.

 

(23/09/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos