XII SIPAT DISCUTE ASSUNTOS VOLTADOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura de São Carlos, por meio da secretaria municipal de Administração e Gestão de Pessoal, está realizando desde segunda-feira (9) a XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), no auditório “Bento Prado Jr.”. O evento é determinado por uma portaria da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deve ser realizado anualmente.

 

A SIPAT é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

 

De acordo com a secretária de Administração e Gestão Pessoal, Helena Maria Cunha do Carmo Antunes, o objetivo é conscientizar os servidores públicos municipais sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes. “Nós procuramos desenvolver atividades que ofereçam bem-estar, saúde e qualidade de vida à todos os servidores. A participação deles é muito importante nesse ciclo de palestras que estamos realizando”, disse.

Durante toda esta semana estão sendo realizadas atividades com o objetivo de promover a conscientização do servidor, com foco em temas pertinentes, como palestras, treinamentos, testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

 

Nessa terça-feira (10), diversos servidores e secretários compareceram para assistir a palestra “Dependência Química X Ambiente de Trabalho”, proferida por Wagner Lima Bruno, Coordenador Pedagógico e Geral da Clínica Via Saúde, membro da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas e professor da Federação Brasileira das Organizações de Atendimento à Dependência Química(Febradeq).

 

Na oportunidade, o palestrante destacou a importância dos cuidados e tratamentos que devem ser oferecidos aos dependentes químicos, a atenção dos chefes, da família e dos amigos daqueles que utilizam qualquer tipo de droga. “Sabemos que esse tipo de problema está presente em nossa vida e em qualquer lugar, seja em casa ou no trabalho. O dependente químico necessita de um acompanhamento mais intenso. Quanto mais cedo detectarmos o problema, melhor será o tratamento. Essa atenção deve ser intensificada desde a mais tenra idade. Não podemos deixar que a droga faça parte de nossas vidas”, reforça.

 

Para esta quarta-feira (11), das 15h às 16h, está programada a palestra “NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimento de Assistência à Saúde”, ministrada por Allan Augusto de Lima, Técnico em Segurança do Trabalho da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

 

Dia 12, das 9h às 11h, será a vez da palestra “Insalubridade: Eu tenho Direito?”, com o engenheiro em segurança do trabalho e perito judicial, Hildebrando F. Braga.  No mesmo dia, das 15h às 16h, será proferida a palestra “Acidente de Trabalho: me acidentei, e agora?/Absenteísmo”, ministrada pela enfermeira do trabalho Maria Cecília Nascimento. O encerramento oficial da XII SIPAT acontece às 15h da sexta-feira, dia 13.

 

(10/09/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos