PREFEITURA REALIZA 1º ENCONTRO "SENSIBILIZANDO PARA A DIVERSIDADE" PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura de São Carlos, por meio da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual da secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), realizou nesta sexta-feira, no Paço Municipal, o 1º Encontro “Sensibilizando para a Diversidade”.

 

O encontro reuniu educadores, gestores públicos, juízes e demais autoridades, para discutir e abordar questões relacionadas à diversidade sexual humana. Segundo Ângela Lopes, chefe da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, a informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação. “A falta de conhecimento sobre o tema acaba gerando conceitos e criando uma postura de indiferença, hostilidade e medo. Eu pude sentir a crueldade da sociedade na minha própria carne, porém, decidi enfrentar a sociedade e buscar o que me foi roubado durante muito tempo. Precisamos refletir, as barreiras precisam ser vencidas”, afirmou.

 

O evento foi fruto de uma parceria com a Assessoria de Gêneros e Etnias e o Museu da Diversidade. A palestra, que foi ministrada pelo jornalista Cássio Rodrigo, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, esclareceu sobre as diferentes minorias sexuais, tratando de alguns mitos e verdades sobre o tema e fornecendo ferramentas para bem atender essa população.

 

Ainda estiveram presentes ao encontro, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, a dirigente regional de ensino, Débora Gonzales, o vereador Rodson Magno,  a presidente do Conselho da Diversidade, Lourdes Sola Calsaverini, Arnoldo Santos Pires, assessor de ensino da Fundação Educacional São Carlos, Darlene Sampaio, chefe de Divisão de Políticas Públicas para a Juventude, da secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, Carmelita Maria da Silva, assessora de Projetos Especiais/Relações Étnico-Raciais da secretara municipal de Educação e Alessandro Spaziani, coordenador da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda.

 

Outras ações

 

O jornalista Cássio Rodrigo, assessor, comentou a importância das ações que vem sendo tomadas pela prefeitura no sentido de elaborar políticas públicas para a população LGBT. Além da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, a cidade possui o Conselho da Diversidade e a Comissão da Diversidade Sexual da OAB São Carlos.

E na última segunda-feira, no Espaço Paço, aconteceu a abertura da exposição fotográfica “O T da Questão”do fotógrafo e jornalista Eduardo Moraes, que faz parte do acervo do Museu da Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra apresenta, através de imagens, toda delicadeza, criatividade, talento e capacidade profissional das pessoas travestis, transexuais e transgêneros, construindo um mundo onde não cabe nenhum tipo de discriminação e preconceito.

 

(30/08/2013)

 

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos