AGRICULTURA REALIZA PALESTRAS AOS AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
altA Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, dando continuidade ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE-Resolução 38) instituído pelo Governo Federal, voltado para agricultores familiares que são enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), oferece apoio a esse segmento produtivo, como fruto de políticas públicas que estimulam a produção de alimentos, gerando emprego e renda aos pequenos agricultores. Além dos Programas Federais, os agricultores familiares começam, também, a receber apoio do governo Estadual, com Programas específicos de fomento de toda cadeia produtiva.
                              
Nesse sentido, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Departamento de Agricultura), em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizaram nesta quarta-feira (28) uma palestra com profissionais do Banco do Brasil e da Casa da Agricultura de São Carlos, sobre linhas de crédito e financiamento voltado para agricultores familiares.
                              
O evento foi realizado no Centro Tecnológico de Agricultura Familiar (CTAF) e teve a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre produtores familiares tradicionais e de assentamentos rurais do município e dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, SAA/CATI/EDR de Araraquara. O encontro contou com a presença do Vice-Prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Claudio Di Salvo, do gerente geral do Banco do Brasil - Agência São Carlos, Adriano Sonntag Maia, do diretor técnico de divisão EDR de Araraquara, Nestor Jammami, do assessor de políticas públicas EDR de Araraquara, Paulo Cavasin Junior e o diretor do departamento de agricultura de São Carlos, Paulo Fernando Porto.
 
Claudio Di Salvo realizou a abertura das palestras, afirmando que “é importante a realização destas palestras aos agricultores familiares, pois elas proporcionam informação e conhecimento sobre os programas do Governo Federal e do Estado, auxíliando e incentivando a adesão às linhas de crédito e possibilitando a ampliação de negócios”.
Também foram ministradas palestras pelo Gerente Personalizado do Banco do Brasil, Lilhan Gomes Martins e pelo técnico da SAA/CATI/Casa da Agricultura de São Carlos, engenheiro agrônomo Agnaldo Rossi, nas quais foram apresentadas duas linhas de crédito e financiamentos. No âmbito federal, o Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura familiar (PRONAF) e no estadual, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), programas exclusivos ao segmento produtivo familiar, dentro das diversas atividades realizadas em toda a cadeia produtiva.
                 
O (PRONAF) é um programa do Governo Federal, que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar e assentados da reforma agrária, visando integrá-los à cadeia produtiva, garantindo a segurança alimentar, por intermédio de financiamentos aos agricultores individuais e formais, como associações e cooperativas. Este programa possui baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país.
 
O FEAP/Banagro (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista –  o Banco do Agronegócio Familiar) é um fundo do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o intuito de fortalecer e apoiar o desenvolvimento dos produtores rurais, pescadores artesanais, de suas cooperativas e as associações em todo o Estado, através das linhas de crédito para diversas atividades agropecuárias, subvenção do prêmio de seguro rural e de taxas de juros.
 
(29/08/2013)
 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos