REDE MUNICIPAL RECEBE KIT DE LIVROS SOBRE HISTÓRIA AFRICANA, INDÍGENA E AQUECIMENTO GLOBAL PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entrega oficialmente para a rede de ensino, nesta quarta-feira (28), às 14h, no auditório Bento Prado Jr, Paço Municipal, um kit contendo os livros da História Africana e Afro-Brasileira, História e Cultura Indígena e Aquecimento Global.

 

O evento contará com a presença do índio da etnia Baniwa, Custódio Benjamim da Silva e do africano Kátio Pequeno, de São Tomé e Príncipe, que ministrarão palestras sobre a importância do estudo de suas culturas nas escolas brasileiras.  O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, falará, na ocasião, sobre aquecimento global, assim como o secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci, que vai abordar o trabalho das questões raciais nas escolas.

 

Segundo Carmelita Maria da Silva, Assessora de Projetos Especiais / Relações Etnico Raciais da Secretaria, os livros são voltados para educadores e servirão como fonte de pesquisa e referência para trabalhos posteriores. “O objetivo é reconhecer os perigos e os prejuízos causados por uma história contada pela metade, criando uma visão preconceituosa e dificultando o reconhecimento e a contribuição dos africanos, afro-brasileiros e indígenas, na constituição da sociedade brasileira, reconhecendo o patrimônio nacional desses povos”.

 

Para Carmelita, desenvolver e incentivar políticas de conservação e proteção ao meio ambiente complementa os dois outros assuntos. “Negros e índios sempre souberam respeitar e preservar a natureza, por meio da religiosidade, cultura e da fitoterapia, método rico para a cura de doenças”, explicou. 

 

(27/08/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos