PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PDF Imprimir E-mail

altFuncionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos / Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT / CMA) e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) participaram, nos dias 6 e 7 de agosto, da oficina do projeto Gestão Integrada de Resíduos Municipais (Girem).  Realizada em parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a oficina reuniu 70 participantes de 26 municípios  da região, entre prefeituras, entidades e sociedade civil, na cidade de São Carlos.

 

Os participantes puderam conhecer o panorama atual dos planos no Estado de São Paulo e obter um roteiro para elaborar o documento, contemplando o diagnóstico e as metas, de acordo com o conteúdo mínimo previsto na lei.

 

O chefe de divisão de fomento à Redução e Controle de Resíduos Sólidos da SMDSCT/CMA, Kleber Luchesi, a chefe de divisão de Educação Ambiental da SMDSCT/CMA, Aline Garcia Pereira, a chefe de divisão de Informações Ambientais, da SMDSCT/CMA, Ana Paula Luzia, o engenheiro agrônomo da SMDSCT/CMA, Jarbas Alves, e o chefe de divisão do Departamento de Serviços Urbanos (SSP), João Guilherme Cortez Mortati, representaram a Prefeitura de São Carlos.

 

A proposta, segundo o secretário municipal José Galizia Tundisi, é capacitar a equipe para criação de um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “Até o dia 1º de janeiro de 2014, a cidade tem que estar com esse plano pronto, garantindo recursos e proporcionando uma política ambiental correta”, comentou.

 

Para Kleber Luchesi, a oportunidade de trocar experiências com outros municípios também representou um ponto importante no processo de criação do plano local. “O curso mostrou facilidades para a elaboração do plano, com ideias de como proceder de maneira mais simples e efetiva”.

 

Aline Garcia Pereira ressaltou que as questões foram apresentadas detalhadamente. “Principalmente na área de educação ambiental ficou claro que a solução da problemática dos resíduos sólidos tem que passar pela educação e conscientização”. Aline lembrou que o plano também é uma exigência do Programa Município Verde Azul, do qual São Carlos participa.

 

O projeto das oficinas apoia a elaboração do plano, exigência da Lei federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Cidades paulistas com população até 100 mil habitantes correspondem ao público-alvo dessa ação, que deverá seguir até 2014. Na sequência, as cidades de Ourinhos, Itapeva e Presidente Epitácio, sediam os demais encontros.

 

(09/08/2013)

 


 

 

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos