SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ALERTA PARA A VACINAÇÃO DA TRÍPLICE VIRAL PDF Imprimir E-mail

Recomendações estão voltadas para a Jornada Mundial da Juventude

 

Com a chegada da Jornada Mundial da Juventude, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está orientando as famílias fraternas que receberão jovens de diferentes regiões do mundo a tomarem a vacina Tríplice Viral.

 

Os jovens missionários virão de outros países e ficarão nas paróquias de alguns municípios do Estado, entre os dias 15 e 22 de julho, hospedados em casas de paroquianos ou em escolas, e também farão atividades nos municípios.

 

Diante do evento, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, informa que o contato com os viajantes deve ter cuidados redobrados. De acordo com os órgãos, a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba, importante para prevenir e evitar doenças que possam ser contraídas ao ter contatos com diferentes cidadãos de outros países e estados.

 

Ainda de acordo com as recomendações, no calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose com 1 ano e 3 meses de idade. Os adolescentes até 19 anos de idade, devem ter 2 doses da vacina e os adultos que nasceram após 1960, pelo menos 1 dose. “Para facilitar a leitura da carteira de vacinação, solicitamos que os familiares menores de 53 anos de idade procurem um posto de vacinação mais próximo da sua casa, levando a carteira de vacinação, para que as nossas equipes possam avaliar a necessidade de aplicação da vacina tríplice viral”, informa a equipe técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória e Divisão de Imunização, que ainda lembra: “é importante esclarecer que a pessoa vacinada estará protegida a partir de 15 dias após a vacinação”.

 

Os órgãos informam também que se alguém apresentar sintomas como febre, tosse e manchas pelo corpo, que evite o contato com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional da saúde. “É importante procurar imediatamente serviço médico para esclarecimento diagnóstico e tratamento adequado”, destaca a equipe técnica.

 

As pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa das 08:00 às 17:00 horas, a partir do dia 17 de junho.

 

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível, que se caracteriza por febre e manchas avermelhadas pelo corpo (exantema), acompanhados por coriza, tosse e olhos avermelhados. O sarampo pode ter apresentação grave e cursar com complicações sérias, como pneumonia e encefalite e pode potencialmente ter evolução fatal.

 

Após exposição a um caso de sarampo praticamente todos os indivíduos suscetíveis adquirem a doença. O vírus pode ser transmitido 5 dias antes e 5 dias após a erupção cutânea.

 

(12/07/2013)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos