SOLENIDADE HOMENAGEIA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 PDF Imprimir E-mail

A Praça dos Voluntários foi palco na manhã desta sexta-feira (5), de uma homenagem aos combatentes e colaboradores da Revolução Constitucionalista de 1932. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

 

São Carlos participou ativamente da revolução e muitos de seus cidadãos foram voluntários. Três deles estavam na homenagem desta manhã: Francisco Rossi Filho, Pedro Maffei e Normando Orlando. O comandante do Trigésimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Luis Antonio Fernandes Rosa, enalteceu a participação dos voluntários e o papel heróico do Estado de São Paulo no episódio. Normando Orlando, que ficou muito emocionado com a homenagem, contou que tinha 10 anos em 1932 e participou ajudando as tropas na distribuição de alimentos, remédios e correspondência.

 

Altomani também rendeu homenagens aos veteranos e lembrou a experiência de sua família durante a revolução na cidade de Amparo. “A cidade foi invadida e saqueada, meu avô e minha mãe viveram essa experiência traumática”, contou. Ele ressaltou a importância da resistência de São Paulo à ditadura de Getúlio Vargas. “Esse tipo de movimento, como o que vivi na juventude durante a ditadura militar e o que estamos vivendo agora, com as manifestações populares, é que construíram e estão construindo o país que temos hoje, com liberdade e direitos para todos”, finalizou.

 

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro, que teve por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargase a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.

 

Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de sua história.

 

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Governo, Júlio Soldado, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti e o vereador Lucão Fernandes.

 

(05/07/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos